SóProvas


ID
3119101
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em 1925, um estudante de farmácia e jovem poeta que assinava Carlos Drummond publicou um artigo afirmando que, em relação a Machado de Assis, o melhor a fazer era repudiá-lo. Cheio de ímpeto juvenil, considerava o criador de Brás Cubas um “entrave à obra de renovação da cultura geral”. Na correspondência que manteve com Mário de Andrade nas décadas de 1920 e 1930, Machado também teria papel crucial no embate acerca da tradição. Nas cartas, o escritor volta e meia surge como encarnação de um passado a ser descartado.

      Décadas mais tarde, em 1958, Drummond publicou o poema “A um bruxo, com amor”, uma das mais belas homenagens de escritor para escritor na literatura brasileira. Um único verso dá a medida do elogio: “Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro”. O poema compõe-se de frases do escritor, cujo cinquentenário de morte então se comemorava. O poeta maduro, que agora assinava Carlos Drummond de Andrade, emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o “bruxo do Cosme Velho”. O que teria se passado com Drummond para mudar tão radicalmente de posição?

      Harold Bloom descreve as razões que marcam a relação entre escritores de diferentes gerações. O processo passa pela ironia do mais jovem em relação ao seu precursor; pelo movimento que marca a construção de um sublime que se contrapõe ao do precursor; e, finalmente, pela reapropriação do legado.

      A assimilação dificultosa do passado é também um processo vivido pela geração de Drummond. Os antepassados foram vistos muitas vezes como obstáculos aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910 em vários pontos do Brasil. E tanto no âmbito individual como no geracional, Machado surge como emblema do antigo. Alguém que fora sepultado com os elogios fúnebres de Rui Barbosa e Olavo Bilac não podia deixar de ser uma pedra no caminho para escritores investidos do propósito de romper com as convenções. Até Drummond chegar à declaração de respeito, admiração e amor, foi um longo percurso. Pouco a pouco, Machado deixa de ser ameaça para se tornar uma presença imensa que ocupa a imaginação do poeta.

(Adaptado de: GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Amor nenhum dispensa uma gota de ácido. São Paulo: Três Estrelas, 2019, p. 9-30.)

Atente para as afirmações abaixo.


I. No 2° parágrafo, o ponto de interrogação pode ser suprimido por se tratar de pergunta a ser respondida a seguir.

II. Sem prejuízo do sentido, uma vírgula pode ser colocada imediatamente após “renovação” em foram vistos muitas vezes como obstáculos aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910. (4° parágrafo)

III. Sem prejuízo do sentido, a vírgula pode ser substituída por dois-pontos em: emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o “bruxo do Cosme Velho”. (2° parágrafo)

IV. As vírgulas isolam um segmento explicativo em Até Drummond chegar à declaração de respeito, admiração e amor, foi um longo percurso. (4° parágrafo)


Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. No 2° parágrafo, o ponto de interrogação pode ser suprimido por se tratar de pergunta a ser respondida a seguir. ? incorreto, não poderia ser suprimido, causaria prejuízo semântico ao texto.

    II. Sem prejuízo do sentido, uma vírgula pode ser colocada imediatamente após ?renovação? em foram vistos muitas vezes como obstáculos aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910. (4° parágrafo) ? incorreto, passaria de oração adjetiva restritiva (sem pontuação) para explicativa (com pontuação), sentido é alterado.

    III. Sem prejuízo do sentido, a vírgula pode ser substituída por dois-pontos em: emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o ?bruxo do Cosme Velho?. (2° parágrafo) ? correto, a pontuação continuaria anunciando um aposto explicativo, uso correto da vírgula ou os dois pontos.

    IV. As vírgulas isolam um segmento explicativo em Até Drummond chegar à declaração de respeito, admiração e amor, foi um longo percurso. (4° parágrafo) ? incorreto, vírgula marca a separação de termos com a mesma função sintática.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Quanto mais estudo português vejo que não sei de NADA!

  • Natalia Oliveira, você não pode parar! Persevere.

  • Obrigada Arthur Carvalho.

    "Adjetiva reStritiva (Sem pontuação) para expliCativa (Com pontuação), sentido é alterado."

  • I Não pode suprimir o ponto de interrogação pois ficaria a sermantica prejudicada porque o que ele faz é uma pergunta ao leitor.
    II Identifica-se uma oração subordinada ligada por um pronome relativo (que). SUB. ADJ porque ou explica ou especifica o núcleo do suj. No caso em questão se colocarmos uma virgula tornaria explicação para este núcleo e esta parte do texto não teria seu sentido, porque o que se quer passar é o sentido de especificação do núcleo do suj, e não explica-lo
    IV respeito, admiração e amor são palavras de mesma classe, portanto o uso não tem relação com o uso de virgula nas ora. sub. adj explicativas  

    III correta: Aposto explicativo. Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas, travessões, dois pontos ou parênteses. A virgula poderia ser trocada por qualquer um destes

    SE EU ESTIVER ERRADO ME CORRIJAM

  • Vejo-me acertando uma questão chata como essa, retrocedo em minha lembrança há uns 3 anos mais ou menos quando eu só errava e acertar uma questão de português era quase que na sorte.

    Não desista ! O Conhecimento é um muro com vários tijolos que você vai empilhanco-os pouco a pouco.

  • Gabarito A

    o Item IV está errado pois a primeira vírgula é de enumeração e a segunda vírgula por causa da oração adverbial antecipada ''Até Drummond chegar à.... , foi um longo percurso.

  • Israel, faço das suas palavras as minhas!

  • I. No 2º parágrafo, o ponto de interrogação pode ser suprimido por se tratar de pergunta a ser respondida a seguir. - ERRADO

    O ponto de interrogação não pode ser suprimido, pois trata-se de uma pergunta direta. Não importa se essa pergunta será ou não respondida a seguir. Se é uma pergunta direta, deve haver o ponto de interrogação. Voltando ao texto para a gente conferir: O poeta maduro, que agora assinava Carlos Drummond de Andrade, emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o “bruxo do Cosme Velho”. O que teria se passado com Drummond para mudar tão radicalmente de posição?

     

     II. Sem prejuízo do sentido, uma vírgula pode ser colocada imediatamente após “renovação” em foram vistos muitas vezes como obstáculos aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910. - ERRADO

    Se essa vírgula fosse inserida, não haveria incorreção gramatical, mas haveria prejuízo de sentido. Vamos ver o período original e a proposta de reescrita:

     

     No primeiro caso, existe a ideia de que os antepassado foram vistos como obstáculos somente aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910. Existem outros desejos de renovação, mas os antepassados só foram um obstáculo especificamente àqueles desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910. Notem que há uma ideia de restrição. 

     

    Já no segundo período, temos a ideia de que todos os desejos de renovação emergiram a partir da década de 1910. Portanto, a inserção da vírgula mantém a correção gramatical, mas altera o sentido do período. 

     

     

     

  • III. Sem prejuízo do sentido, a vírgula pode ser substituída por dois-pontos em: emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o “bruxo do Cosme Velho”. - CERTO

    Sim, isso é possível. O sinal de dois pontos é utilizado para iniciar uma citação ou uma fala e também para introduzir uma explicação ou enumeração. Notem que "o bruxo do Cosme Velho" explica o termo anterior, a saber, o epíteto que ganharia ampla circulação. O epíteto que ganharia ampla circulação chama-se bruxo do Cosme Velho (é um aposto). Fazendo a substituição para confirmarmos:

     

     

     

     

    IV. As vírgulas isolam um segmento explicativo em Até Drummond chegar à declaração de respeito, admiração e amor, foi um longo percurso. - ERRADO

     

     Não isola um segmento explicativo. A primeira vírgula isola um adjunto adverbial de longa extensão (oração sub. adverbial temporal) que está deslocado. Já a segunda vírgula, isola termos que estão coordenados ente si. Por isso, este item está incorreto.

     

    Assim, apenas o item III está certo, o que nos fornece a letra A como gabarito. 

  • gratidão pela evolução