SóProvas


ID
3119119
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em 1925, um estudante de farmácia e jovem poeta que assinava Carlos Drummond publicou um artigo afirmando que, em relação a Machado de Assis, o melhor a fazer era repudiá-lo. Cheio de ímpeto juvenil, considerava o criador de Brás Cubas um “entrave à obra de renovação da cultura geral”. Na correspondência que manteve com Mário de Andrade nas décadas de 1920 e 1930, Machado também teria papel crucial no embate acerca da tradição. Nas cartas, o escritor volta e meia surge como encarnação de um passado a ser descartado.

      Décadas mais tarde, em 1958, Drummond publicou o poema “A um bruxo, com amor”, uma das mais belas homenagens de escritor para escritor na literatura brasileira. Um único verso dá a medida do elogio: “Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro”. O poema compõe-se de frases do escritor, cujo cinquentenário de morte então se comemorava. O poeta maduro, que agora assinava Carlos Drummond de Andrade, emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o “bruxo do Cosme Velho”. O que teria se passado com Drummond para mudar tão radicalmente de posição?

      Harold Bloom descreve as razões que marcam a relação entre escritores de diferentes gerações. O processo passa pela ironia do mais jovem em relação ao seu precursor; pelo movimento que marca a construção de um sublime que se contrapõe ao do precursor; e, finalmente, pela reapropriação do legado.

      A assimilação dificultosa do passado é também um processo vivido pela geração de Drummond. Os antepassados foram vistos muitas vezes como obstáculos aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910 em vários pontos do Brasil. E tanto no âmbito individual como no geracional, Machado surge como emblema do antigo. Alguém que fora sepultado com os elogios fúnebres de Rui Barbosa e Olavo Bilac não podia deixar de ser uma pedra no caminho para escritores investidos do propósito de romper com as convenções. Até Drummond chegar à declaração de respeito, admiração e amor, foi um longo percurso. Pouco a pouco, Machado deixa de ser ameaça para se tornar uma presença imensa que ocupa a imaginação do poeta.

(Adaptado de: GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Amor nenhum dispensa uma gota de ácido. São Paulo: Três Estrelas, 2019, p. 9-30.)

Está correta a redação deste livre comentário:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) O ímpeto de renovação da cena cultural nacional, dificultou para toda uma geração no início do século, a assimilação de um legado. ? vírgula separando erroneamente o sujeito de seu verbo.

    B) Através de exemplos das cartas enviadas, notam-se a presença incômoda de Machado de Assis no desenvolvimento intelectual de Carlos Drummond. ? voz passiva sintética com sujeito paciente no singular, o correto é: Nota-se a presença (a presença é notada).

    C) Costuma-se considerar que, a rivalidade entre um jovem escritor e outro já consagrado deve-se a imaturidade do primeiro. ? considerar ISSO, a vírgula está separando a conjunção integrante do restante da oração subordinada substantiva objetiva direta, marcando, assim, erro.

    D) Em diversos momentos, Carlos Drummond criticou a transformação de Machado de Assis em uma celebridade literária. ? correto, adjunto adverbial deslocado marcado corretamente pela vírgula.

    E) Na maturidade, com palavras do próprio Machado de Assis, Carlos Drummond criou o epíteto ?bruxo do Cosme Velho? cujo ficou bastante notório. ? uso incorreto do pronome "cujo" (não está ligando dois substantivos), o correto seria somente o uso do pronome relativo "que".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA D

    A) O ímpeto de renovação da cena cultural nacional, dificultou para toda uma geração no início do século, a assimilação de um legado. → vírgula separando erroneamente o sujeito de seu verbo.

    B) Através de exemplos das cartas enviadas, notam-se a presença incômoda de Machado de Assis no desenvolvimento intelectual de Carlos Drummond. → voz passiva sintética com sujeito paciente no singular, o correto é: Nota-se a presença (a presença é notada).

    C) Costuma-se considerar que, a rivalidade entre um jovem escritor e outro já consagrado deve-se a imaturidade do primeiro. → considerar ISSO, a vírgula está separando a conjunção integrante do restante da oração subordinada substantiva objetiva direta, marcando, assim, erro.

    D) Em diversos momentos, Carlos Drummond criticou a transformação de Machado de Assis em uma celebridade literária. → correto, adjunto adverbial deslocado marcado corretamente pela vírgula.

    E) Na maturidade, com palavras do próprio Machado de Assis, Carlos Drummond criou o epíteto “bruxo do Cosme Velho” cujo ficou bastante notório. → uso incorreto do pronome "cujo" (não está ligando dois substantivos), o correto seria somente o uso do pronome relativo "que".

  • GABARITO LETRA=D

     adjunto adverbial deslocado.

  • Para a FCC adjunto adverbial deslocado,entre vírgulas. No caso em questão, início da frase.

  • Alguns detalhes do CUJO conforme a Professora Flávia Rita:

    Um dos principais cobrados em prova, indicam posse e aparecem relacionando dois termos: possuidor e coisa possuída. A concordância deve ser feita com o consequente.

    A empresa cuja plataforma for mais desenvolvida vencerá o torneio.

    O pronome cujo também pode vir preposicionado:

    O garoto a cuja inteligência todos se referem viajou para Londres.

    Atenção: NÃO SE DEVE USAR ARTIGO COM O PRONOME CUJO E VARIAÇÕES:

    ERRADO: Os carros cujos os defeitos são muitos estragou ontem na estrada.