SóProvas


ID
3119278
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             Pensar e redigir


      O aluno diz ao professor que está com “ótimas ideias” para fazer o trabalho, falta “apenas colocar no papel”. O rapaz acha que a passagem da boa ideia para a redação que a sustentará é fácil, ou mesmo automática. É como se o bom conteúdo imaginado garantisse por si mesmo a forma que melhor o expressará. Essa ilusão se desmancha logo na primeira frase: descobre-se que cada palavra empregada fixa-se inapelavelmente no papel, diz somente o que diz, e o mesmo acontece com a ordem das frases que vão chegando, tudo é inapelável, e se apresenta longe de corresponder às “ótimas ideias”.

      Não é o caso de desanimar, mas de aprender que é longo o caminho que vai da ideia solta e criativa ao necessário determinismo das palavras. Aprende-se com isso o limite que é nosso, a fronteira onde se detém nossa capacidade de expressão. Esse aprendizado sofrido não deixa de ser um ganho: faz-nos querer alargar os domínios da nossa capacidade expressiva.

      Sendo um limite, na sua compulsória particularização de sentido, toda linguagem é também a garantia de alguma forma conquistada; ainda que modesta no alcance, essa forma é mais do que o silêncio que a precedia. O que nos limita é também o que nos define: é o que nos diz nossa linguagem, no espelho da página em que se projeta.

                                                                                       (CRUZ, Aníbal Tolentino, inédito

Considerando-se o contexto, está adequada a tradução de sentido de um segmento do terceiro parágrafo do texto em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Questão típica da FCC, usa palavras diferentes e pede sinônimos, significados semelhantes:

    A) compulsória particularização = obrigatória parcialidade. ? particularização (refere-se a uma especificidade, a algo particular, específico); parcialidade (refere-se a uma partição, a uma fração, não tem o sentido de "particularidade").

    B) alguma forma conquistada = força de expressão vencida. ? [...] toda linguagem é também a garantia de alguma forma conquistada (alguma forma que teve sucesso; não necessariamente foi vencida, pois não há um embate para que algo possa ser vencido).

    C) ainda que modesta no alcance = porquanto humilde na antevisão. ? conjunções diferentes, respectivamente: concessiva e logo após explicativa.

    D) o silêncio que a precedia = o laconismo que a habilitava. ? laconismo é aquilo que é breve em sua expressão; já silêncio marca algo que não chega a ser expresso; precedia (anteceder, vir antes), habitava (estar inerente, estando presente desde o início).

    E) página em que se projeta = face da folha em que se revela. ? correto, temos sentidos semelhantes.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Lembrando, que no caso fosse "lauda", seria errado afirmar a alternativa E, pois lauda significa folha frente e verso, página é somente uma face.

    TMJ

  • A questão requer interpretação textual e conhecimento dos aspectos semânticos: significação das palavras dentro do contexto.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - Compulsória particularização, de acordo com o contexto, significa uma obrigação pessoal, única.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA - Alguma forma conquistada, de acordo com o contexto, significa conseguir expressar-se através da linguagem.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - Ainda que modesta no alcance, de acordo com o contexto, significa conquistar a escrita despretensiosamente.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - O silêncio que a precedia, de acordo com o contexto, significa preferir escrever algo simples, sem nenhuma pretensão, a não escrever nada.


     ALTERNATIVA (E) CORRETA - Página em que se projeta, de acordo com o contexto, significa face da folha em que se revela. É como se a folha de papel fosse a prova viva da realização da escrita.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • ALTERNATIVA (A) INCORRETA Compulsória particularização, de acordo com o contexto, significa uma obrigação pessoal, única.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA Alguma forma conquistada, de acordo com o contexto, significa conseguir expressar-se através da linguagem.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA Ainda que modesta no alcance, de acordo com o contexto, significa conquistar a escrita despretensiosamente.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA O silêncio que a precedia, de acordo com o contexto, significa preferir escrever algo simples, sem nenhuma pretensão, a não escrever nada.

     ALTERNATIVA (E) CORRETA Página em que se projeta, de acordo com o contexto, significa face da folha em que se revela. É como se a folha de papel fosse a prova viva da realização da escrita.

    GABARITO DA PROFESSORA QC: ALTERNATIVA (E)

  • Já tentei responder essa questão sem voltar ao texto, mas é impossível!!! Sempre voltar ao texto é o jeito!