SóProvas


ID
3119296
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      [Em torno da felicidade]


      Discute-se a felicidade como se esta fosse, em grande medida, produto de fatores materiais, como saúde, dieta e riqueza. Se as pessoas são mais ricas e mais saudáveis, também devem ser mais felizes. Mas isso é mesmo assim tão óbvio? Filósofos, padres e poetas refletiram sobre a natureza da felicidade durante milênios, e muitos concluíram que fatores sociais, éticos e espirituais têm tanta influência sobre nossa felicidade quanto as condições materiais. E se as pessoas nas sociedades afluentes modernas sofrem muitíssimo de alienação e carência de sentido, apesar de sua prosperidade? E se nossos ancestrais menos abastados encontravam grande contentamento na comunidade, na religião e em vínculo com a natureza?

      Nas últimas décadas, psicólogos e biólogos aceitaram o desafio de estudar cientificamente o que de fato deixa as pessoas felizes. A descoberta mais importante de todas é que a felicidade não depende de condições objetivas de riqueza, saúde ou mesmo espírito de comunidade. Em vez disso, depende da correlação entre condições objetivas e expectativas subjetivas.

(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 390-393, passim

Considere as seguintes frases:


I. Há tempos busca-se definir a felicidade.

II. Alguns associaram a felicidade a fatores materiais.

III. Outros associaram a felicidade a elementos espirituais.


Essas três afirmações compõem-se com clareza e correção no seguinte período:

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez FCC mudando o português para tentar "inovar" nas questões.

    Fazer depender é # de associar

  • Explicando o item a):

    Não está correto porque no item fala que a felicidade é associada a fatores materiais e espirituais, ou seja, no item foi além, pois nas proposições não se diz que a felicidade é associada a tais fatores, apenas diz que algumas pessoas fazem tal associação.

    Ou seja, o item foi além de forma indevida.

  • GAB.: D

    Quanto à letra B:

    Regência do verbo associar: O verbo associar tem como regência a preposição a.

    Exemplo: «Associo sempre o João ao Ricardo, por serem tão amigos.»

    «Estes problemas estão associados ao projeto.»

    Se o verbo for reflexivo (associar-se), então a regência pode ser feita com as preposições aem ou com.

    Agora vamos analisar a assertiva:

    Se alguns há muito associam a felicidade a fatores materiais, nem por isso outros deixam de lhe associar aos espirituais.

    O pronome oblíquo lhe está equivocado, pois a regência do verbo associar traz a preposição em "aos". "Associá-la aos espirituais [a felicidade é associada] representaria a regência adequada.

    Bons estudos.

  • A) Mormente seja associada a fatores materiais e espirituais, a felicidade vem sendo objeto de pesquisa já há muito tempo.

    Houve generalização

    Os itens II e III falam de pessoas que só associam a uma coisa ou a outra.

    B) Se alguns há muito associam a felicidade a fatores materiais, nem por isso outros deixam de lhe associar aos espirituais.

    Associa (VTDI) algo A alguem

    C) Fatores materiais e espirituais desde há muito tempo vem se associando à felicidade, sejam por alguns, sejam por outros.

    Fatores vêm...

    D) Na busca já antiga de uma definição de felicidade, há quem a associe a elementos materiais e quem a faça depender de qualidades do espírito.

    Gabarito

    Também achei o sentido diferente, mas foi a menos ruim. Fui por eliminação mesmo...

    E) Muito embora seja definida há tempos, sempre há uns que subordinam a felicidade a itens materiais, ao passo que com outros ocorre o oposto.

    Contrária ao I

    I. Há tempos busca-se definir a felicidade

  • Assertiva D

    Na busca já antiga de uma definição de felicidade, há quem a associe a elementos materiais e quem a faça depender de qualidades do espírito.

  • Assertiva D

    Na busca já antiga de uma definição de felicidade, há quem a associe a elementos materiais e quem a faça depender de qualidades do espírito.

  • Mormente é sinônimo de: ESPECIALMENTE, PRINCIPALMENTE, SOBRETUDO

  • Esse tipo de questão é normal que, por lógica, procuremos olhar só o sentido. Mas tem que ficar esperto, pois,às vezes,deixamos passar outros erros que eles adoram colocar, seja acentuação, regência...

    Aquele tipo de enunciado fdp que faz você focar em uma coisa só pra se dar mal kkkk

    Letra D correta!

    Abraços!

  • A questão requer, além de interpretação e compreensão textual, conhecimentos acerca de coesão e coerência textual.

    Para responder a esta questão, é preciso, primeiramente, analisar as proposições dos três itens para depois ver qual alternativa que corresponde às ideias dos três itens - em conjunto.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – A felicidade vem sendo objeto de estudo há algum tempo, no entanto não está, sobretudo, associada aos dois fatores juntos, pois alguns a associam a fatores materiais; outros, a elementos espirituais.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Esta alternativa está com informações incompletas, pois não aborda a questão da busca pela definição da felicidade.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A alternativa fala da questão do tempo em que fatores materiais e espirituais estão agregados à felicidade, porém não fala da busca pelo seu conceito.

    ALTERNATIVA (D) CORRETA – A assertiva é composta pelas três proposições expressas nos três itens.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A redação não está clara quanto à definição dita logo no início do período, pois não se pode afirmar de que definição está se falando. A redação ficaria mais clara se dissesse a definição pela existência da felicidade.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D)

  • ALTERNATIVA (A) INCORRETA – A felicidade vem sendo objeto de estudo há algum tempo, no entanto não está, sobretudo, associada aos dois fatores juntos, pois alguns a associam a fatores materiais; outros, a elementos espirituais.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Esta alternativa está com informações incompletas, pois não aborda a questão da busca pela definição da felicidade.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A alternativa fala da questão do tempo em que fatores materiais e espirituais estão agregados à felicidade, porém não fala da busca pelo seu conceito.

    ALTERNATIVA (D) CORRETA – A assertiva é composta pelas três proposições expressas nos três itens.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A redação não está clara quanto à definição dita logo no início do período, pois não se pode afirmar de que definição está se falando. A redação ficaria mais clara se dissesse a definição pela existência da felicidade.

    GABARITO DA PROFESSORA QC ALTERNATIVA (D)

  • Usei correção e coerência e aabandonei totalmente o sentido , a fim de chegar na alternativa.

    GAB : D

  • Não me atentei ao "vem" na C, mas achei a D forçada também.