SóProvas


ID
3119362
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a presença daquele que é possivelmente seu mais famoso e lido livro, Pedagogia do oprimido, Paulo Freire critica aquilo que chama de uma visão “bancária” da educação, em que os educadores mantêm com os alunos uma relação que detém informações que são “depositadas” numa sala de aula, que está ali para memorizar, e não aprender. “Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ‘bancária’ da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los.”

(ALMEIDA, Carol. Disponível em: Suplemento Pernambuco, p. 12, janeiro de 201

Sobre o uso de aspas no texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Tenciona, em ?bancária?, realçar um termo deslocado de seu sentido denotativo.

    ?  de uma visão ?bancária? da educação [...]; É apresentado um sentido divergente do literal, faz alusão ao depósito de dinheiro, comparando com o depósito de informações; uma visão superficial, rasa.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • As aspas são geralmente utilizadas em:

    Citações e transcrições:

    Como dizia Machado de Assis: ".....

    Representações em nomes de livros e legendas:

    lemos "Os Lusíadas"...

    palavras que representam estrangeirismos, vulgarismos, ironias:

    mas que "beleza" de atendimento.

    No caso de palavras que são alteradas de seu sentido denotativo:

    Caso da assertiva.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Eu entendi o pq da E estar correta, mas a A também nao esta?

  • Camila Sampaio, eu caí na mesma, mas acredito que a justificativa de intertextualidade é o discurso indireto livre, e não direto como está na alternativa 'A'.

  • a)  Deriva do discurso direto, com o intuito de criar intertextualidade. - ERRADO

     

    As ocorrências das aspas, no texto, não têm todas a mesma função. Assim, esta alternativa que todas as aspas são empregadas para marcar o discurso direto, o que está errado. Vejam, por exemplo, a primeira ocorrência das aspas:

     

    (...) Paulo Freire critica aquilo que chama de uma visão “bancária” da educação, em que os educadores mantêm com os alunos uma relação (...)

     

    Eu já sei o que você está pensando. Você está pensando que a palavra bancária foi utilizada por Paulo Freire e a autora do texto está usando exatamente a mesma palavra, não é? Isso está certo. Mas provavelmente Paulo Freire não usou só a palavra bancária. Ele deve ter usado toda a expressão visão "bancária" da educação. Vejam de novo: Paulo Freire critica aquilo que chama de uma visão “bancária” da educação (...) Paulo Freire chama de visão "bancária" da educação. Então por que somente a palavra bancária está entre aspas? Porque ela está com o sentido diferente do usual. Conseguiram perceber que não se trata de discurso direto? A mesma coisa acontece com as aspas simples dentro da citação. Confiram:

    “Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ‘bancária’ da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los.”

    No caso acima, as aspas duplas [" "] foram utilizadas para fazer uma citação. Já as aspas simples (em 'comunicados') foram utilizadas para indicar que a palavra comunicados não está em seu sentido habitual. 

     

    Portanto, a letra A está errada, já que as aspas, no texto, não foram usadas para marcar o discurso direto. 

    b)  Decorre de situações diferentes, entre elas a referência de título e a citação. - ERRADO

     

    O único erro desta alternativa é dizer que há aspas fazendo referências a títulos. Não há. No texto, há uma referência a um título de uma obra, mas ele não está entre aspas. Se a expressão Pedagogia do oprimido estivesse estre aspas, esta alternativa estaria correta. 

     

    O resto da alternativa está certa. De fato, o uso das aspas decorre de 4 situações diferentes, entre elas a referência a uma citação. 

  • c)  Fere, em ‘comunicados’, o uso normativo desse sinal gráfico. - ERRADO

     

    Regra geral, nós usamos as aspas duplas. Contudo, quando nós precisamos utilizar as aspas dentre de outra expressão que já está entre aspas, usamos as aspas simples. Foi exatamente isso que aconteceu. Portanto, não há violação à regra do uso das aspas. Confiram:

    “Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ‘bancária’ da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los.”

    d)  É reservado à citação de outro autor, como argumento de autoridade. - ERRADO

     

    Há citação de outro autor, mas esse não é o único uso das aspas no texto. Conforme vimos na letra A, as aspas isolando bancária comunicados, por exemplo, foram usadas para mostrar que essas palavras estão com um sentido diferente do comum. 

     e)  Tenciona, em “bancária”, realçar um termo deslocado de seu sentido denotativo. - CERTO

     Nosso gabarito. Realmente as aspas em uma visão "bancária" da educação foram usadas para mostrar que o termo bancárias não está em seu sentido denotativo, mais comum, relacionado aos bancos (instituições financeiras) propriamente ditos. Há uma analogia com os bancos. Dessa forma, a letra E é a nossa resposta correta. 

  • Li rápido e quase errei. Letra E diz que o autor usou o termo “ bancária “ fora do seu sentido denotativo , ou seja , conotativo. Certo
  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.