SóProvas


ID
312184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das receitas governamentais e dos gastos públicos, julgue os
itens subsequentes.

Para os gastos públicos do governo decorrentes de aluguéis pagos de forma parcelada, aplica-se a modalidade do empenho global. Já o empenho por estimativa é utilizado nas despesas das repartições públicas com o consumo de energia elétrica, por exemplo, pois não se pode determinar previamente o montante exato dessa despesa.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA.

    O Empenho Global é aquele destinado a atender despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento, cujo montante exato possa ser determinado.
    NOTA - O Empenho Global somente poderá ser emitido mediante previsão de Cota Financeira para os meses da liquidação da despesa, devendo o valor de cada parcela mensal ser inalterável, em face de não admitir reforço de empenho.

    O Empenho por Estimativa é aquele destinado a atender despesas para as quais não se possa previamente determinar o montante exato, e que deverão ser emitidas no início do exercício, para as despesas com Pessoal e Encargos Sociais, Serviços de Utilidade Pública, Contratos, Convênios e outras, que os valores sejam reajustados na vigência do empenho.

    NOTA 1: No Empenho por Estimativa o valor da previsão para os meses de liquidação da despesa deverá, obrigatoriamente, corresponder às Cotas Financeiras Mensais.

    NOTA 2: Os Empenhos por Estimativa admitem reforço de empenho desde que haja autorização de Cota Financeira, e desde que não esteja totalmente liquidado.

    FONTE: http://www.cge.ma.gov.br/documento.php?Idp=1253
  • Na lei 4320/64:

            Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

            § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

            § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.

  • Resposta Correta.

    1. Empenho Global é destinado geralmente para as despesas que se sabe o montante exato porém, será pago de forma periódica (é uma fusão do empenho ordinário com o estimativo);
    2. Empenho por Estimativa é destinado geralmente para as despesas que NÃO se sabe o montante exato, e também será pago de forma periódica.
  • São 3 as Modalidades de empenho:     
    Além dos 2 citados acima, temos:

    Empenho ordinário – quando se tratar de despesa de valor fixo e previamente determinado e o seu pagamento deva ocorrer de uma so vez
  • Contribuindo um pouco mais:

    Os empenhos são classificados consoante sua natureza e finalidade. São modalidades de empenho:

    --> Empenho ordinário: para as despesas com montante previamente conhecido e cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.

    --> Empenho por estimativa: a característica desta modalidade é a existência de despesa cujo montante não se possa determinar. Em geral, são gastos que ocorrem regularmente, porém que possuem base não homogênea, ou seja, o valor sempre varia. São exemplos as contas de água, energia elétrica e telefone, passagens, diárias, gratificações, fretes etc.

    --> Empenho Global: para atender às despesas com montante também definido. A especificidade é que tal modalidade é permitida para atender despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento. São exemplos os aluguéis, salários, prestação de serviços etc.


    Fonte: AFO - Sérgio Mendes
  • O EMPENHO PODE SER :

    =ORDINÁRIO: VALOR FIXO E DETERMINADO E VALOR  E O  PAGAMENTO E FEITO DE UMA SO VEZ

    =GLOBAL : PAGAMENTO PARCELADO

    =ESTIMATIVA :NAO SEI O VALOR EXATO DA DESPESA.