-
ERRADO
O grau de comprometimento do funcionário revela um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de realizar uma tarefa ou meta em prol da organização. Ao relacionar o comprometimento com outros aspectos como a rotatividade ou à taxa de turnover, percebe-se que empregados comprometidos são aqueles que apresentam a mínima probabilidade ou tendência de sair da organização.
-
Rotatividade de funcionarios = numero de entradas(admissoes) e saidas(demissoes) em determinado periodo de tempo.
Quanto mais desmotivação/insatisfação, mais é a probabilidade de ele querer sair.
O grau de comprometimento organizacional e a rotatividade de funcionários são aspectos dependentes, ou seja, quando o comprometimento do funcionário é alto, alta é a tendência de ele sair FICAR na organização.
-
Rotatividade é uma variável dependente, no entanto, a questão peca em dizer que o funcionário com compromentimento alto tende a sair da organização.
Comprometimento organizacional, creio que seja uma variável independente dentro do nível grupal (dinâmica do comportamento grupal).
Um abraço.
-
Errado. Uma solução proposta para que se diminua a rotatividade e o absenteismo é o ENRIQUECIMENTO DOS CARGOS.
Quando o cargo é enriquecido, dando-se mais responsabilidade ao colaborador, o comprometimento aumenta.
Quanto maior o comprometimento, maior é o sentimento de responsabilidade que o colaborador passa a ter,
ajudando, assim, na redução de faltas, atrasos(absenteismo) e da grande entra e saída de pessoas na organização (rotatividade).
-
Veja se me raciocinio esta correto, a questão menciona justamente o contrario " Quando o comprometimento do colaborador é alto, a chance é minina dele pensar em sair da organização" se ele é um colaborador descomprometido é o porque ele não se ver muito tempo naquela empresa.
Bons estudos!!
-
Questão tão besta que fiquei com medo de ser mais uma pegadinha da Cespe kkkkkkkk
-
Comprometimento e tendência a sair da organização são inversamente proporcionais e não como a questão colocou.
Se o empregado é comprometido, a tendência dele sair da organização será baixa.
-
O examinador estava cansado ao fazer essa questão só pode,eu hein...
-
Errado. Imagine uma pessoa comprometida com a empresa, motivada, pontual, produtiva etc...ai pergunto: qual é a tendência(chance) dessa pessoa ser demitida? Pequena, e não alto como a questão cobrou...
-
É sério essa questão? Agora já podem mostrar onde estão as câmeras, por favor.
-
Nossa que final : ''quando o comprometimento do funcionário é alto, alta é a tendência de ele sair da organização.''
se esse cara sair , que dirá o resto ,
gabarito ERRADO.
-
O grau de comprometimento e a rotatividade de funcionários, de fato, são aspectos dependentes, isto é, são produto da interação de outras variáveis, dentre as quais as, a percepção de equidade e justiça entre contribuições dos empregados e recompensas fornecidas pela organização.
O enunciado erra, no entanto, ao afirmar que quanto maior o comprometimento do empregado, maior a intenção de sair da organização. Essa relação é inversa, ou seja, quanto maior o comprometimento, menor tende a ser o desejo de sair da organização.
Sobre o tema, veja trecho da obra de Stephen Robbins: “Modelos teóricos sugerem que os funcionários comprometidos serão menos propensos a procurar outros empregos, mesmo se estiverem insatisfeitos, porque eles têm um senso de lealdade organizacional ou de ligação.”
Gabarito: Errado