SóProvas


ID
312223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às práticas de gestão de pessoas, julgue os próximos
itens.

Os critérios que definem o que é o bom e o mau desempenho devem ser estabelecidos na segunda etapa do processo de avaliação, após a aplicação do diagnóstico de desempenho pelos supervisores.

Alternativas
Comentários
  • Ué, se o que é bom ou mau desempenho for definido na segunda etapa, não fará sentido algum toda a avaliação feita anteriormente. Uma vez que os objetivos, o que, como e onde avaliar serão desconhecidos. Já que não se sabe onde se quer chegar. Um mau ou bom desempenho segundo Chiavenato no seu livro Recursos Humanos é definido logo no planejamento estratégico. Ou seja, antes mesmo da avaliação ocorrer.
  •   A avaliação de desempenho é considerada uma função-chave da gestão de RH. É um processo de avaliação sistemática do desempenho de um funconário, tendo a função de fornecer um feedback(retroação) aos gestores sobre como está a performance dos colaboradores.
              Segundo especialistas(prof. Vinícios do Ponto), esse sistema possui quatro pretenções:
    1) Definir os critérios específicos de medição de desempenho;
    2) Medir com precisão o desempenho realizado anteriormente;
    3) Justificar as recompensas dadas às pessoas ou aos grupos, diferenciando os bons e maus resultados;
    4) Definir as experiências de desenvolvimento que o avaliado precisa para melhorar o desempenho atual e se preparar para futuras responsabilidades.
             Como sinalizado, os critérios para avaliação de desempenho são os primeiros a serem definidos. O diagnóstico do resultado da avaliação se encontra no final.


    Abraço e bons estudos. 
  • O Decreto 7.133/2010 fala da Avaliação de desempenho e nesta questão o Art. 5º § 6º ajuda

    "As metas de desempenho individual e as metas intermediárias de desempenho institucional deverão ser definidas por critérios objetivos e comporão o plano de trabalho de cada unidade do órgão ou entidade de lotação e, salvo situações devidamente justificadas, serão previamente acordadas entre o servidor, a chefia e a equipe de trabalho.  "

  • "O que é bom" e "o que é mau" PODE ser definido antes do diagnóstico. Via de regra é depois do diagnóstico. É isso mesmo?? 


    O que eu entendi foi que: levantam-se as necessidades, identificam-se as deficiências e conclui-se uma gama de situações resultantes da avaliação de desempenho. DEPOIS , a critério do supervisor, é que vai se avaliar o que é bom ou mau para a empresa. 

    Se alguém puder dar uma luz, agradeço.
  • ERRADO.


    A definição de critérios é a primeira etapa. Para se analisar, identificar e avaliar as discrepâncias entre os desempenhos esperados e obtidos, deve-se saber de que forma aplicar a avaliação. As pessoas precisam entender como estão sendo avaliadas e o que está sendo considerado na avaliação.
    A avaliação é quando se formaliza o diagnóstico, mas primeiro é preciso saber quais os critérios de avaliação. 
  • Os critérios que definem o que é o bom e o mau desempenho devem ser estabelecidos na segunda etapa do processo de avaliação, após a aplicação do diagnóstico de desempenho pelos supervisores. ERRADA

    São estabelecidos na 1ª etapa: planejamento.

    --------

    Guimarães (1998), seguindo as proposições de Alury & Riechel (1994), sugere o desenvolvimento de um modelo integrado de gestão de desempenho, entendido, aqui, como um processo resultante de três etapas – planejamento, acompanhamento e avaliação.

    O planejamento compreende o estabelecimento de objetivos e metas a serem alcançados, dos recursos necessários, e dos indicadores sobre os quais será realizada a avaliação. Indicador de desempenho é uma variável ou parâmetro que reflete um estágio de desenvolvimento desejável, podendo ser utilizado para avaliação tanto quantitativa como qualitativa de organizações, de processos de trabalho, de equipes e indivíduos (Guimarães, 1998).

    --------

    A partir do plano estratégico da organização, é realizado o diagnóstico da situação atual, que constitui fonte de informação relevante à definição de objetivo, resultados e metas. Objetivos e metas devem ser definidos de modo compartilhado entre a liderança e os liderados. A identificação e a construção de medidas para verificar o grau de afastamento ou de aproximação do desempenho desejado também são realizadas nessa etapa. A validade das medidas é uma questão crítica em qualquer sistema dessa natureza. Quanto maior o alinhamento entre as medidas construídas para mensurar o desempenho humano e as modeladas para mensurar o desempenho organizacional, maior a validade das informações geradas.

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos – Andréia Ribas e Cassiano Salim, 2013.



  • Primeiro fazer algo e só depois definir crtérios de avaliação


    Sem nexo de causalidade!


    Gabarito:ERRADO


    Bons estudos!

  • A definição de critérios é a primeira etapa. Para se analisar, identificar e avaliar as discrepâncias entre os desempenhos esperados e obtidos, deve-se saber de que forma aplicar a avaliação. As pessoas precisam entender como estão sendo avaliadas e o que está sendo considerado na avaliação.
    A avaliação é quando se formaliza o diagnóstico, mas primeiro é preciso saber quais os critérios de avaliação. 

  • Errado. Na verdade, a gestão de desempenho possui as seguintes etapas: planejamento, organização, direção e controle do desempenho organizacional. Além disso, os critérios, resultados pretendidos, metas de desempenho e a definição do que é bom ou mau desempenho acontece na etapa de planejamento do processo, antes do diagnóstico.

    Gabarito: E