SóProvas


ID
3124894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Acerca de receita pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Acerca de receita pública, assinale a opção correta.

    a) Segundo a Lei n.º 4.320/1964, serão objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    b) No lançamento da receita, devem ser verificadas a procedência do crédito fiscal e a pessoa devedora e deve ser realizada a compensação de créditos contra a fazenda pública.

    Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Art. 54. Não será admitida a compensação da obrigação de recolher rendas ou receitas com direito creditório contra a Fazenda Pública.

    c) O princípio da unidade de caixa ou tesouraria admite a fragmentação da receita para criação de caixas especiais.

    Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    d) Os servidores da fazenda pública têm direito a percentagem pela arrecadação de receita federal destinada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico.

    [???]

    e) As fases da receita, em ordem cronológica, são as seguintes: previsão, arrecadação, recolhimento e lançamento.

    a) previsão; b) lançamento (art. 53); c) arrecadação (art. 35); d) recolhimento (art. 56); e e) controle e avaliação

    GAB. LETRA "A"

  • Somente uma ressalva em relação à letra E:

    Para o renomado autor Harrison Leite, as fases da receita, em ordem cronológica, são apenas 4: a) previsão; b) lançamento; c) arrecadação; d) recolhimento.

    Manual de Direito Financeiro (2017, p. 288-s).

  • d) Os servidores da fazenda pública têm direito a percentagem pela arrecadação de receita federal destinada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico.

    INCORRETO. Não existe esta destinação na Lei.

    Fonte: Professor Luis kayanoki TEC CONCURSOS

  • GABARITO: LETRA A

    Lei 4.320

    Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    IMPOSTOS DIRETOS -> aqueles que incidem sobre o patrimônio e a renda

  • Qual o erro da letra A ? Pelo que observo, está em consonância com o art. 52 da Lei 4.320/64, transcrito pelos colegas.

  • Alana, o gabarito é justamente a letra A.
  • Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

  • Trata-se de uma questão sobre receita pública.

    Vamos analisar as alternativas.


    A) CORRETO. Segundo a Lei n.º 4.320/1964, em seu art. 52, serão objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato:

    “Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato".


    B) ERRADO. No lançamento da receita, devem ser verificadas a procedência do crédito fiscal e a pessoa devedora, NÃO DEVENDO ser realizada a compensação de créditos contra a fazenda pública segundo os arts. 53 e 54 da Lei 4320/64:

    “Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. 

    Art. 54. Não será admitida a compensação da obrigação de recolher rendas ou receitas com direito creditório contra a Fazenda Pública".


    C) ERRADO. O princípio da unidade de tesouraria (também chamado de unidade de caixa) é aquele que estabelece que todas as receitas sejam recolhidas a conta única, vedada a criação de caixas especiais, à exceção dos fundos de despesa segundo o art. 56 da Lei 4.320:

    “Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais".

    Logo, o princípio da unidade de caixa ou tesouraria PROÍBE a fragmentação da receita para criação de caixas especiais.


    D) ERRADO. Não existe a determinação de que os servidores da fazenda pública têm direito a percentagem pela arrecadação de receita federal destinada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico.


    E) ERRADO. As fases da receita, em ordem cronológica, são as seguintes: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. A ordem estava errada.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".

  • SOBRE A "C":

    • (CESPE/PC-PE/2016) O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio da unidade de tesouraria, sendo permitida a fragmentação para a criação de caixas especiais.(ERRADO)
    • (CESPE/MS/2010) No recolhimento das receitas tributárias, deve ser observado o princípio da unidade de tesourariaVEDADA a fragmentação dos recursos em caixas especiais.(CERTO)