SóProvas


ID
3124972
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Redes antissociais


      Para além do hábito, as redes sociais se transformaram em paixão. Toda paixão nos torna cegos, incapazes de ver o que nos cerca com bom senso, para não dizer lógica e racionalidade. Nesse momento de nossa experiência com as redes sociais, convém prestar atenção no seu caráter antissocial e psicopatológico. Ele é cada vez mais evidente.

      O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público. O termo neurose tem um caráter genérico e serve para apontar algum sofrimento psíquico. Há níveis de sofrimento e suportabilidade por parte das pessoas. Buscar apoio psicológico para amenizar neuroses faz parte do histórico de todas as linhagens da medicina ao longo do tempo. Ela encontra nas redes sociais o seu lugar, pois toda neurose é um distúrbio que envolve algum aspecto relacional. As nossas neuroses têm, inevitavelmente, relação com o que somos em relação a outros. Assim como é o outro que nos perturba na neurose, é também ele que pode nos curar. Contudo, há muita neurose não tratada e ela também procura seu lugar.

      A rede social poderia ter se tornado um lugar terapêutico para acolher as neuroses? Nesse sentido, poderia ser um lugar de apoio, um lugar que trouxesse alento e desenvolvimento emocional? Nas redes sociais, trata-se de convívios em grupo. Poderíamos pensar nelas no sentido potencial de terapias de grupo que fizessem bem a quem delas participa; no entanto, as redes sociais parecem mais favorecer uma espécie de “enlouquecimento coletivo”. Nesse sentido, o caráter antissocial das redes precisa ser analisado.

                                                                                                            (Cult, junho de 2019) 

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão quanto à concordância.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Convém que as pessoas estejam atenta aos aspectos antissociais e psicopatológicos das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidente. ? eles são evidentes.

    B) Convém que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidentes. ? correto.

    C) Convêm que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidentes. ? o quê convém? ISSO (toda a oração que segue ao termo, oração subordinada substantiva subjetiva, função de sujeito, verbo fica no singular).

    D) Convêm que as pessoas estejam atenta aos aspectos antissociais e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidentes.

    E) Convém que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidente.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Convém e Convêm:

    Ambas são formas conjugadas do verbo no presente do indicativo. Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas. Convém está na 3ª pessoa do singular e convêm está na 3ª pessoa do plural. Convir significa estar de acordo, ser adequado e útil.

    Exemplos:

    A informação fornecida não me convém.

    As informações fornecidas não me convêm.

    Na língua portuguesa, os verbos derivados dos verbos ter e vir são conjugados com acento agudo na 3ª pessoa do singular e com acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. Exemplos: ele convém/eles convêm, ele advém/eles advêm, ele retém/eles retêm, ele contém/eles contêm, …

    Fonte: duvidas.dicio.com.br

  • antissocial tanto faz plural ou singular???

  • antissocial tanto faz plural ou singular???

  • Se você soubesse que sujeitos oracionais(sujeito em forma de oração)(oração subordinada substantiva subjetiva) pedem verbos no singular, já daria para eliminar, de plano, duas alternativas.

    ____________________________

    Atenção!!!O verbo cujo sujeito é uma oração concorda na 3ª pessoa do singular, ou seja, o sujeito oracional pede o verbo no singular.

    ___________________________

    Convém: singular

    Convêm: plural

  • Alternativa: B

    Sujeito oracional pede verbo no singular.

  • Para quem confundiu a alternativa B com C: O que convém? R: que as pessoas estejam atentas. Ou seja, isso convém, ou aquilo convém, portanto, é singular.

  • Deveriamos lembrar de que SUJEITO ORACIONAL deve ficar na 3° pessoa do singular. Com isso, descartaríamos a C e D

  • para quem ainda esta em duvida entre a B e C

    SE NA ORAÇAO TIVESSE:

    ''...ATENTAS E SEGURAS...''

    Seria CONVÊM PLURAL

  • Sujeito oracional cai DEMAAAAAAAAIS, e oq basicamente ele é?

    Basta vc perguntar para o verbo: Quem ou o que?

    Se na respostas aparecer OUTRO VERBO, é sujeito oracinal, logo, ele deve ficar no singular

    exemplo:

    Quem ou o que CONVÉM?

    R: Que as pessoas ESTEJAM atentas.

    Apareceu outro verbo? Convem fica no singular.

  • GABARITO: B

    Convém: singular

    Convêm: plural

    A palavra convém corresponde ao verbo convir quando conjugado na terceira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (ele convém). Assim, deve-se utilizar convém quando o sujeito do verbo estiver no singular.

    O quê convém? Convém que as pessoas estejam atentas (ISSO convém). Portanto, deve ficar no singular. 

  • A questão acima trata-se de  concordância nominal e concordância verbal.

    regra geral da concordância nominal dita que o substantivo e os elementos que o acompanham (adjetivoartigopronome, etc) devem concordar em gênero e número

    Exemplo: Uma menina esforçada. - Umas meninas esforçadas.

    Observamos que o artigo "uma" e o adjetivo "esforçada" concordam, nas duas situações, em gênero e número com o substantivo "menina".

    De maneira semelhante, na concordância verbalsujeito e verbo devem concordar em número e pessoa.

    Exemplo: O menino correu. - Os meninos correram.

    Desta vez, observamos como o verbo "correr" concorda em número e pessoa com o sujeito "menino", flexionando ora na terceira pessoa do singular, "correu", ora na terceira pessoa do plural, "correram".

    ----

    Observando as frases abaixo, podemos fazer as seguintes observações:

    O verbo "convir" apresenta acento diferencial: na 3ª pessoa do singular, no presente do indicativo, é grafado "convém"; na 3ª pessoa do plural, no presente do indicativo, é grafado "convêm". Ao se referir a um sujeito oracional"que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais", a concordância deve se dar na 3ª pessoa do singular. Sendo assim, devemos optar pela forma singular, "convém".

    O adjetivo "atento" deve concordar em gênero e número com o substantivo "pessoas". Sendo assim, deve ser flexionado no feminino plural, "atentas".

    Os termos "antissocial" e "psicopatológico" denominam, cada um, um aspecto, devendo permanecer no singular.

    O adjetivo "evidente" deve concordar em gênero e número com o pronome "eles" (que retoma o substantivo "aspectos"). Sendo assim, deve ser flexionado no masculino plural, "evidentes".

    Logo, a única frase que utiliza corretamente as regras de concordância é:

    "Convém que as pessoas estejam atentas aos aspectos antissocial e psicopatológico das redes sociais, pois eles são cada vez mais evidentes."

  • A famosa lei de murphy KKKKKKKKKK