SóProvas


ID
312499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O agir profissional do assistente social não possui caráter educativo, pois sua ação pode reproduzir ou não valores e práticas culturais e políticas, por meio de ações de cunho material, sociopolítico ou ainda ideológico-cultural.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão, o agir do Assistente Social possui carater educativo. A minha dúvida sobre a questão foi se o carater educativo se referia a essas caracteristicas mencionadas ou ao auxilio com informações a população assistida. Estou no começo do curso de SS e estou aprendendo e praticando as questões de concurso, já tentando me preparar para 2015, após a minha formação, quando farei um concurso. Abraços @Juliane_Jlc (Twitter)
  • Os assistentes sociais também participam da reprodução das relações socias que se faz por meio da reprodução de valores, de modos de vida e de práticas culturais e políticas. Nesse sentido, as ações profissionais são dotadas de caráter educativo e se desenvolvem mediatizadas pelas políticas sociais que garantem o acesso aos serviços, progras e benefícios sociais. 
     
    MIOTO, R. C. Orientação e acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias. In: Serviço Social: direitos sociais e compentências profissionais - Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009
  • O agir profissional do assistente social possui SIM caratér educativo, uma vez que busca a transformação da realidade de um dado usuário, de uma família, de uma comunidade, através de ações socio-educativas e dentre outras. Além de está pautada em pressupostos teórico-metodoligico, ético-político e técnico-operativo. Sendo neutro nas suas ações, não deixando seus valores, influenciar na decisão do usuário, na cultura e dentre outros conforme salienta o Código de Ética Profissional.
  • A prática do Assistente Social, também é pedagógica.