SóProvas


ID
3124990
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Mais cansaço e menos resultado


      Estamos trabalhando mais, por mais horas e com menos equilíbrio entre tempo de lazer e labuta. Mas isso não necessariamente significa que nos tornamos mais produtivos. Um estudo da RescueTime, empresa de software de gerenciamento de tempo, analisou 185 milhões de horas computadas por seus usuários e identificou que os trabalhadores têm, em média, somente duas horas e 48 minutos de tempo produtivo por dia, embora trabalhem pelo menos uma hora fora do escritório em quase metade dos fins de semana do ano.

      “Há 30 anos, uma jornada de trabalho típica tinha oito horas por dia, das 9h às 17h, e você estava livre antes e depois”, diz Larry Rosen, professor emérito do departamento de Psicologia da Universidade do Estado da Califórnia, que pesquisa os efeitos da tecnologia na produtividade. “Desde a introdução dos celulares, essa separação desapareceu e a tecnologia trouxe tarefas adicionais, como checar e-mail e redes sociais”. E não são poucas vezes: segundo a RescueTime, as pessoas verificam e-mails e apps de mensagem a cada seis minutos. E, a cada interrupção dessas, são necessários cerca de 20 minutos para recuperar o estado de foco inicial.

      “É por isso que vemos empresas com muitos workaholics, mas sem resultados”, diz Caio Camargo da Silva, professor de gestão de pessoas e empreendedorismo da PUC-PR. “As pessoas entram em um modo de fazer 80 mil coisas ao mesmo tempo sob pressão, e isso é a receita do desastre”.

      Entre os millenials, a situação é pior. Estudo da Adobe mostra que, ao contrário do estereótipo de que essa geração passa o tempo todo nas redes sociais ou mandando mensagens de texto, ela é a que mais usa e-mail fora do trabalho: é comum responder pelo smartphone inclusive na cama (70%), do banheiro (57%) e enquanto dirige (27%).

(Marília Marasciulo, “Mais cansaço e menos resultado”. Galileu, junho de 2019)

Assinale a alternativa em que a pontuação atende à norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Em média, os trabalhadores têm, somente duas horas e 48 minutos de tempo produtivo por dia. ? incorreto, vírgula separando o objeto direto de seu verbo (tem alguma coisa).

    B) Segundo o professor Larry Rosen uma jornada de trabalho típica há 30 anos, tinha oito horas por dia. ? incorreto, vírgula separando o sujeito de seu verbo.

    C) A situação é pior entre os millenials, pois essa geração é a que mais usa e-mail fora do trabalho. ? correto, oração coordenada explicativa separada por vírgula.

    D) O professor Caio Camargo da Silva diz, que é por isso que vemos empresas, com muitos workaholics. ? diz isso (oração subordinada substantiva objetiva direta separada pela vírgula, uso incorreto).

    E) Checar e-mails e redes sociais, são tarefas que fizeram desaparecer o tempo livre antes e depois do trabalho. ? vírgula separando o sujeito de seu verbo.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    Explicativo do termo anterior

  • Nas orações coordenada se usa vírgula , exceto as aditivas e estas não tiver vários elementos .

  • Gabarito: C

    Usa-se virgula para separar orações coordenadas sindéticas iniciadas por conjunção adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa.

  • To com dúvida no verbo haver da letra b se ta indicando tempo decorrido não deveria ter sujeito deveria?

  • Complementando:

    A) os trabalhadores têm, somente duas horas e 48 minutos de tempo produtivo por dia.

    Não se separa dentro da estrutura básica o sujeito do verbo.

    no caso: Não se usa vírgulas dentro destas estruturas: S-(,) V-(,)C

    obs; A vírgula é facultativa entre o complemento de um verbo e logo após um adjunto adverbial. – Nossos alunos ficaram exercitando questões de vírgula ontem à noite. – Nossos alunos ficaram exercitando questões de vírgula, ontem à noite.

    B) Fora o erro observado pelo rapaz!

    há termo deslocado de sua posição natural = falta vírgula:

    Segundo o professor Larry Rosen (,) uma jornada de trabalho típica há 30 anos, tinha oito horas por dia.

    D) prevalece o entendimento de que dentro das orações subordinadas substantivas somente a apositiva e a adverbial são grafadas com vírgulas.

    Exemplo: só há uma saída: estudar bastante.

    Ninguém é perfeito e todos podem errar!

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • a)vírgula separando verbo do seu objeto.

    b)sujeito separando do seu verbo


    c)correta.


    d)diz isso > aqui é um oração subordinada substantiva objetiva direta > nao pode ser separada por virgula
    pq separar verbo do seu complemento por virgula nem na china


    e)virgula separando sujeito do verbo.

  • Gabarito C

    Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. 

    Quando pois tem um sentido conclusivo, sinônimo de portanto, a vírgula deverá ser usada antes e depois da conjunção.