-
a) acredito que o Fordismo não tinha esse pensamento, a ideia dele era produção máxima, não foi atoa que ele alcançou o top 1 mundial na época com sua produção em massa. A corrente Humanista ou Behaviorista (Comportamental), que teve como impulso inicial os levantes das classes trabalhadoras, diferente da corrente taylor que apoiava a produção.
b) acredito que seria máquina-homem e não homem-máquina.
c) resposta de acordo com a nr 17, organização do trabalho.
d) seria relação trabalho e empregador e não o contrário?
e) foi no final do século XIX, acredito que essa data esteja errada, o objetivo desse livro era ter o melhor custo/benefício ao sistema produtivo.
-
Na minha concepção, o erro da alternativa D é que exemplifica "fornecimento de estações de trabalho ajustaveis" como sendo medida administrativa, pra mim, isso é medida de Engenharia, não sei se no campo da Ergonomia, se refere às medidas de ajuste e adequação do posto de trabalho por meios de equipamentos e mobiliários desta forma.
-
força, guerreiro!
Gabarito: C
Bons estudos!
-Estude como se a prova fosse amanhã.
-
A e E (Erradas): Taylor: divisão do trabalho em execuções individuais. Ford=Taylor+rito esteira.
Humanista/Behaviorista/Comportamental: levantamento das classes de trabalho.
B: A ergonomia não faz identificação precoce, ela busca métodos para evitar esse agravo.
C (Correta): Ergonomia=organização trabalho+ norma produção+modo operatório+ exigência tempo+ conteúdo tempo + conteúdo tarefa.
D (Errada?):
"A ergonomia estuda a interação das pessoas com a tecnologia, a organização do trabalho e o ambiente, com o objetivo de realizar intervenções e propor projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas". A partir desse conceito e de outros, não cheguei a ver o termo "controles administrativos". Vale mencionar que bancas com múltiplas alternativas podem considerar a mais certa a Verdadeira enquanto uma menos certa fica sendo errada.
"Você não pode só desejar pela felicidade, você tem que fazer acontecer. Eu só queria saber isso mais cedo."