SóProvas


ID
3126499
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, existem grandes extensões do território brasileiro em que vários elementos naturais (clima, vegetação, relevo, hidrografia e solo) interagem de forma singular, caracterizando uma unidade paisagística: são os chamados domínios morfoclimáticos. Entre eles ocorrem faixas de transição.


Sobre os domínios morfoclimáticos e as faixas de transição, considere as seguintes afirmações:

I – A exuberância da Floresta Amazônica contrasta com a pobreza de grande parte de seus solos, geralmente ácidos, intemperizados e de baixa fertilidade.

II – Tipicamente associados à Campanha Gaúcha, os campos apresentam um relevo com suaves ondulações, cobertas principalmente por gramíneas. Neste domínio, há um preocupante processo de desertificação advindo de anomalias climáticas observadas nas últimas décadas.

III – O Cerrado, adaptado à alternância do clima tropical, ocupa mais de 3 milhões de km² e apresenta solos pobres. É uma formação tipicamente latifoliada que, dentre outras características, perde as folhas durante o período de seca.

IV – A Mata dos Cocais é uma faixa de transição situada entre os domínios da Floresta Amazônica, do Cerrado e da Caatinga. Predominam as palmeiras, com destaque para o babaçu, a carnaúba e o buriti.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • A domínio amazônico realmente possui solos pobres( a sua grande exuberância de árvores é sustentada pelo processo de reciclagem acelerado da matéria, restabelecendo os nutrientes). O cerrado possui solos ácidos, contudo são ricos em nutrientes e modeláveis ao manejo agrícola, fato esse observado na cultura de soja lá estabelecida

  • item c,floresta amazonica possui solos pobres ,por conta da corbertura vegetal,acontece pouco o processo de radiciacao sola, transferencia de materias organicas e processo fotossintetizantes,portanto marcasse o item 1 como verdadeiro,no sul,rs,pr,sc ha um clima subtropical umido regido pela massa de ar polar atlantica nao existe processo de desertificacao.No item 3, cerrado nao tem uma vegetacao latifoliada,quem tem e a amazonia,logo exclui tal item.No item 4 realmente tem um clima de mata de transicao.

  • I - O solo da região amazônica é pobre em nutrientes (CORRETA)

    II- Nos campos no sul ocorre o processo de arenização, É muito comum que se confunda o processo de arenização com o de desertificação. No entanto, trata-se de fenômenos basicamente diferentes.(ERRADO)

    III- as LATIFOLIADAS são um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante em nossa Mata Atlântica, não no cerrado (ERRADO).

    IV- A Mata dos Cocais é considerada uma “mata de transição” (CORRETO)

  • I - O solo da região amazônica é pobre em nutrientes (CORRETA)

    II- Nos campos no sul ocorre o processo de arenização, É muito comum que se confunda o processo de arenização com o de desertificação. No entanto, trata-se de fenômenos basicamente diferentes.(ERRADO)

    III- as LATIFOLIADAS são um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante em nossa Mata Atlântica, não no cerrado (ERRADO).

    IV- A Mata dos Cocais é considerada uma “mata de transição” (CORRETO)

  • C

  • da onde que os solos da amazonia sao ácidos ? na alternativa A diz '' GERALMENTE ÁCIDOS'' SE EU SOUBESSE ÁCIDO É SOLOS DO CERRADO.

  • Texto de apoio falando de Aziz Ab Sáber importante geógrafo brasileiro cuja contribuição está na maioria das provas e livros didáticos brasileiros na forma dos domínios morfoclimáticos e suas faixas de transição. O enunciado ordena julgar as afirmativas sobre os domínios e faixas de transição.

    I. Os solos da Amazônia se retroalimentam da matéria orgânica que decai sobre ele sendo de fato pobres em nutrientes originais.AFIRMATIVA CORRETA.

    II. A  arenização dos pampas é um fato mas não está relacionado a mudanças climáticas e sim ao mau uso do solo por práticas agrícolas inadequadas. AFIRMATIVA ERRADA.

    III. Latifoliada é a vegetação equatorial amazônica enquanto o Cerrado pode ser considerado em geral como uma savana que  possui várias subclassificações de vegetação em função da densidade de espécies e seu tamanho que variam de acordo com a disponibilidade de água.  AFIRMATIVA ERRADA.

    IV. Mata de Cocais é a mais famosa faixa de transição proposta por Ab Sáber e que possui intenso aproveitamento econômico extrativista tradicional. AFIRMATIVA CORRETA. 


    C) I e IV


    Considerações finais:

    Os domínios morfoclimáticos assim como os Biomas são conceitos de síntese de informações que facilitam o estudo de temas clássicos da geografia física brasileira e devem ser observados com bastante atenção. Atualmente os impactos ambientais das atividades humanas são cada vez maiores e abordados com maior frequência também. 

    Gabarito: C.
  • iv-Mata ou Zona dos Cocais é um interespaço transicional brasileiro, uma  que fica entre a , o Cerrado e a    ocupando os estados do , no , e também em partes do  e . Tem esse nome pela alta quantidade de cocais, principalmente o babaçu e a carnaúba.

    1- VERDADE, MAIOR PARTE E INUNDADA

  • como assim os solos da florestas são acidos?

  • 70% do solo da amazônia é ácido

  • I- Correta, o solo amazônico é extremamente pobre, a vegetação cresce em virtude de uma camada de matéria orgânica.

    II-Falsa, o impacto ambiental da região dos Pampas é a Arenização. Pois é um ambiente úmido, e não semiárido.

    III-Falsa, a vegetação não é latifoliada, é Tropófila.

    IV-Correta, e complementando, é só lembrar do Meio-norte, subdivisão da Região Nordeste que se baseia na extração agrícola, principalmente de oleaginosas.

    LETRA C, BRASIL!

  • E complementando a assertiva I, o solo da Floresta Amazônica é intemperizado por causa da grande lixiviação que a água das chuvas faz.

  • Pessoal, já vi alguns geógrafos caracterizando o fenômenos nos pampas de desertificação também. Mais do que isso: a própria ESPCEX já cobrou em anos anteriores esse processo como característico dos pampas, ao lado da caatinga. Pesquisei, vi que estavam errados, mas o jeito é ficar atento da mesma forma.

  • Um maranhense não poderia errar essa em kjjkj

  • Que o solo amazônico é pobre eu sabia, mas ácido???

  • Gabriel Rugeri, o que ocorre nos Pampas é o fenômeno da arenização, causado naturalmente pelas chuvas, já que a vegetação de grama não protege o solo e é intensificado pela ação humana. A desertificação é um fenômeno que ocorre exclusivamente na Caatinga, pela ação humana, no processo das queimadas para a agricultura de subsistência.

  • II. A arenização dos pampas é um fato mas não está relacionado a mudanças climáticas e sim ao mau uso do solo por práticas agrícolas inadequadas.

  • II- FALSA - A agricultura, a pecuária e o cultivo de monoculturas florestais têm exercido forte pressão sobre o Pampa, resultando no desaparecimento de espécies nativas, no aumento do processo de arenização e na invasão de espécies indesejáveis.

  • Essa pegou muita gente, pois eu não sabia que o solo da região amazônica era ácido !

  • O que gerou dúvida foi em relação ao solo da Amazônia ser ácido, porém logo lembrei que isso se da pela ação antrópica que acaba modificando os escudos cristalinos, onde encontramos os metais, na qual acabam sofrendo mudanças e são retirados de maneiras inadequadas muitas das vezes, gerando um solo pobre (nesse caso tem outros motivos mais relevantes, como a expansão da fronteira agrícola, que está deixando muitos estragos nos solos amazônicos) e ácido.

  • GABA-C

    --> É necessário saber que no pampas ocorre a arenização , visto que a desertificação ocorre na caatinga causado pelas queimadas

    ---> As folhas do cerrado são tropófita(umidade sazonal) e decíduas (perdas das folhas em determinado tempo).

    Latifoliada é folha largas, onde ocorre muito evapotranspiração devido ao enorme numero de estômatos.

    • Pampas não ocorre desertificação e sim arenização!
    • A vegetação que compõe o Cerrado é formada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas

  •  Vegetação do Brasil BIOGEOGRAFIA FATORES Zoogeografia Fitogeografia

    Físicos (climáticos)

    Químicos (pedológicos)

     Formações Vegetais do Brasil (Dora Amarante Romariz)

    HERBÁCEAS

    LITORÂNEAS

    FLORESTAIS

    - Latifoliadas

    - Aciculifoliada

    COMPLEXAS

     Sistema anglo de ensino

     FORMAÇÕES FLORESTAIS Floresta Latifoliada Equatorial

    Floresta Latifoliada Tropical

    Floresta Latifoliada Subequatorial

    Floresta Aciculifoliada Subtropical

    Sistema anglo de ensino

     Floresta Latifoliada Equatorial ( Amazônica)

    40% do território

    higrófila

    perenifólia

    densa

    intrincada

    muito heterogênea

    solos pobres

    humos

    três estratos:

    - mata de igapó

    - mata de várzea

    - mata de terra-firme

     Floresta Latifoliada Tropical ( Mata Atlântica)

    Muito parecida com a Equatorial, embora menos imponente

    Violentamente devastada (mais de 93%):

    matéria-prima

    energia

    cana-de-açúcar (NE)

    café (SE)

    poluição industrial

    expansão urbana

     Floresta Latifoliada Subequatorial (Mata dos Cocais)

    mata de transição (equatorial/caatinga/cerrado)

    palmáceas:

    babaçu (oeste mais úmido)

    - carnaúba ( leste menos úmido)

     Floresta Aciculifoliada Subtropical ( Mata da Araucária ou Pinhais)

    clima subtropical

    solos férteis e ácidos

    áreas mais altas do sul

    folhas tipo agulha

    mais esparsa

    mais homogênea

    destaque para a “Araucária angustifólia”

    sub-bosque

    altamente devastada

     Formações Complexas Cerrado Caatinga Complexo do Pantanal

    Sistema anglo de ensino

     Cerrado 25% do território clima tropical arbóreo-arbustivo esparso

    heterogêneo

    troncos e galhos retorcidos/tortuosos

    cascas grossas

    folhas coriáceas

    raízes profundas

    tufos de capim

    solos ácidos

     Caatinga clima semi-árido arbóreo-arbustiva xerófilas aberta cactáceas

    caducifólias

    cobertura ceruginosa

    clara

    solos rasos e pedregosos (rico em sais minerais/pobre em matéria orgânica)

     Complexo do Pantanal clima tropical planície inundável

    espécies variam conforme superfícies de inundação:

    - herbáceas (inundações periódicas)

    - cerrado e florestas tropicais (não inundam)

     Formações Herbáceas (campestres)

    Campos do Sul ou Limpos

    - gramíneas

    - rasteiro

    - muito homogêneo

    - áreas baixas do sul do país (Pampas)

    Campos Serranos ou Sujos

    - gramíneas salpicadas por arbustos

    - áreas mais altas do país

    - associados à uma formação principal

     Formações Litorâneas Capim de praia ou vegetação de dunas - rasteiro

    - homogêneo

    - raízes longas e superficiais

    Mangue

    - arbóreo arbustivo

    - alagados periodicamente (marés)

    - águas salobras/pouco O

    - halófilas

    - raízes aéreas/escoras

    - “berçário do mar”

    Sistema anglo de ensino

  • I-  CORRETO; A densidade florestal da amazônia deve-se à catalagem orgânica da decomposição do próprio solo que gera nutrientes.

    II- ERRADO; A desertificação está presente no clima semiárido. A arenização corre nas campanhas gaúchas, porém é provocado pelo pisoteamento do gado e do maquinário agrícola.

    III- ERRADO; O solos não são pobres, mas,sim, ácidos. A formação não é latifoliada, pois este tipo de vegetação está presente na amazônia.

    IV- CORRETO

  • MEU PAI AMADO! O SOLO AMAZONICO NÃO É ÁCIDO, APENAS SOFRE COM A LIXIVIAÇÃO E É, EM GRANDE PARTE, ARENOSO.

  • I - Na floresta amazônica chove muito, por conseguinte, o solo fica lavado e ácido. II - Desertificação advindo das anomalias climáticas é sertão nordestino. No sul, o que ocorre é arenização, em especial, nos pampas gaúchos.