SóProvas


ID
3127684
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mabel Panizza, em Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, mostra que, a uma longa tradição escolar que propunha aos alunos grandes quantidades de contas, seguiu-se uma nova corrente baseada na resolução de problemas. A autora traz o seguinte problema de adição: “Nesta caixa tenho 3 bolinhas e nesta outra, 42. Quantas bolinhas tenho ao todo?”. Para resolvê-lo, trata-se de encontrar a operação numérica adequada e calcular a soma. Conforme a autora, quando a professora intervém na escolha da operação adequada, respondendo afirmativamente a pergunta tão conhecida: “O sinal é de mais?”, pode-se dizer que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B - as crianças resolvem a conta, mas não o problema.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Ensino da Matemática

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no pensamento de Panizza, sobre a resolução de problemas matemáticos na Educação Infantil, considerando o contexto trazido no comando, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) o cálculo da soma põe em prática, por si só, o conhecimento do aspecto cardinal do número.

    Errada! A soma por si só dá conta do aspecto mecânico, operacional presente no problema, porém, ao focar apenas na operação matemática, a professora deixa de valorizar o desenvolvimento do problema pelo aluno.

     

    B) as crianças resolvem a conta, mas não o problema.

    Certa! Quando a professora indica a operação referente ao problema, ela acaba por inviabilizar o processo de desenvolvimento do raciocínio do aluno no que se refere à resolução do problema propriamente dito.

     

    C) ela supre uma falha do problema, que deveria ter sugerido a operação a ser usada.

    Errada! O problema está correto em não indicar a operação a ser usada. A falha está, na verdade, em a professora ter indicado de pronto a operação do problema, em vez de estimular o aluno ao desenvolvimento do raciocínio para que ele pudesse chegar à conclusão (sobre qual operação usar) por si só.

     

    D) isso auxilia as crianças em seu desenvolvimento matemático.

    Errada! Na situação hipotética apresentada o que ocorre é o contrário, o fato de a professora encurtar uma das etapas do problema atrasa do desenvolvimento matemático do aluno.

     

    E) ela está ensinando o valor posicional dos números.

    Errada! O contexto trazido pelo comando nada tem a ver com o valor posicional. A ideia de valor posicional ou relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo, o algarismo 3 no número 321 ocupa a terceira ordem, vale dizer, a casa das centenas.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • É necessário fazer as crianças pensarem em resolver o problema e não apenas a conta (operação numérica). As criança tem que formular suas próprias constatações atrave´s da tentativa e erro. E apartir daí reformular novas ações e meios de resolver os desafios.