Fiz por eliminação.
A) na Idade Antiga e na Idade Média, as bibliotecas já se constituíam em entidades separadas dos museus e arquivos, pois organizavam e armazenavam exclusivamente documentos bibliográficos.
ERRADO. Todas as alternativas que restringem demais, utilizando termos como "exclusivamente", tem que ser vistas com muito cuidado.
B) em função do surgimento da biblioteca pública e do crescimento dos periódicos, a Ciência da Informação trilhou novos caminhos, passando a dividir seus espaços com as atividades desenvolvidas pela Documentação.
ERRADO. A Ciência da Informação nunca dividiu espaço com as atividades da Documentação, pois surgiu do acordo entre bibliotecários e documentalistas.
C) a Biblioteconomia, enquanto disciplina, distinguiu-se da Bibliografia desde seu início no século XV até fins do século XIX, quando passou a ser sinônimo de Documentação.
ERRADO. A Biblioteconomia NUNCA foi sinônimo de Documentação.
E) a utilização do termo Ciência da Informação teve início com Paul Otlet e Henri La Fontaine, em 1892, no reconhecimento de preocupações comuns quanto à organização bibliográfica da produção científica.
ERRADO. A alternativa cita o surgimento da DOCUMENTAÇÃO.
Correta: D.
a) Segundo Carlos (2011, p. 8):
Durante a Idade Antiga e a Idade Média, museus, arquivos e bibliotecas constituíam praticamente a mesma entidade, pois organizavam e armazenavam todos os tipos de documentos. Esta entidade manteve-se inalterada até a Idade Moderna quando a produção dos livros tipográficos, entre outros motivos, levou a que as bibliotecas passassem a existir separadamente e a adquirir maior relevância enquanto elemento social. (Ortega, 1999).
Fonte: http://eprints.rclis.org/32002/1/Rela%C3%A7%C3%B5es%20hist%C3%B3ricas%20entre%20Biblioteconomia%20e%20Ci%C3%AAncia.pdf
b) Segundo Ortega (2004):
A biblioteca pública, espaço para acesso a acervo organizado, e não a Biblioteconomia, conjunto integrado de processos que possibilita aquela, é que fez parte da nova concepção de mundo que passou a ser chamada de modernidade, em oposição às noções de antigo e de medieval que a antecederam. De fato, em função do surgimento da biblioteca pública, geral e aberta e do crescimento dos periódicos e de sua importância na divulgação científica, a Biblioteconomia trilhou novos caminhos, passando a dividir seus espaços com as atividades desenvolvidas pela Documentação.
Fonte: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649
c) Segundo Otlet (1868-1944).
Mário R. da Silva também observa que a bibliografia, enquanto disciplina da biblioteconomia, é elemento-chave na organização do conhecimento humano, oferecendo preciosas informações sobre os livros.
Fonte: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32627/1/LIVRO_TratadoDeDocumenta%C3%A7%C3%A3o.pdf
d) Segundo Santos e Rodrigues (2013, p. 120):
Contudo o termo Biblioteconomia foi usado pela primeira vez somente em 1839 na obra publicada pelo livreiro e bibliógrafo Léopold-Auguste-Constantin Hesse e intitulada Bibliothéconomie: instructions sur l’arrangement, la conservation e l’administration des bibliothèques. Portanto, é a partir do século XIX que efetivamente as técnicas e práticas dos bibliotecários começam a ser sistematizadas (ORTEGA, 2004).
SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/04/pdf_d67e9d2c4d_0026243.pdf
e) Segundo Ortega (2004):
A sistematização realizada por Otlet culminou na publicação, em 1934, do "Traité de Documentation".
Segundo Rayward (1997) e Bradford (1961), o projeto teve início no encontro entre Paul Otlet e Henri La Fontaine, em 1892, e no reconhecimento de preocupações comuns quanto à organização bibliográfica da produção científica, para o que criaram o Escritório Internacional de Bibliografia, em Bruxelas, na casa de Otlet. Logo perceberam que, para organizar um índice universal, era necessária uma cooperação internacional.
Fonte: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649
Gab. D