Maria Lúcia Garcia Pallares é uma historiadora brasileira aposentada casada com o historiador britânico Peter Burke. O trecho transcrito é uma pequena parte da entrevista feita por Pallares com a historiadora Natalie Zemon Davis acerca de teoria de História. A questão versa sobre o que tem as obras de Natalie Davis, Le Roy Ladurie, e O Queijo e os Vermes, de Ginzburg em comum. Eles representam uma determinada orientação do trabalho com História.
A) INCORRETA- História Quantitativa tem por foco a análise a partir da serialização e quantidade de fontes que permitem a pesquisa de determinado espaço/ tempo. Essa proposta não caracteriza as obras nem os historiadores destacados
B) CORRETA – A principal característica da micro-história é analisar os “marginalizados" da história. É o contraponto de uma narrativa a partir dos heróis e dos grandes nomes, como é a proposta positivista. O melhor exemplo é a obra “ O queijo e os vermes" de Carlo Gisnburg, que mostra a vida de um moleiro medieval. Isto é: a análise de História é feita a partir da visão daqueles que são normalmente marginalizados ou desconsiderados.
C) INCORRETA- O materialismo histórico é essencialmente marxista e tem como foco principal a análise estrutural, a partir das relações sociais que geram produção.
D) INCORRETA- História dos Vencidos mostra a visão daqueles que foram derrotados em um determinado processo ou momento histórico. Pode estar vinculada à micro -história ou não.
E) INCORRETA- A história social nasceu na Inglaterra e está vinculada aos debates de historiadores tais como E. Thompson, Eric Hobsbawn, Christopher Hill e Maurice Dobb entre outros. manutenção da tradição teórica neste campo nos marcos do materialismo e com um leque de preocupações no campo do “comum". São marxistas mas procuram a manutenção da tradição teórica nos marcos do materialismo e com um leque de preocupações no campo do “comum".
Gabarito do Professor: Letra B.