O historiador francês Marc Bloch definiu História como sendo não a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo.
A variável “ tempo" sempre está presente no trabalho do historiador, não só por conta de passado e presente mas também o tempo sincrônico e diacrônico. Na verdade entender o homem em seu tempo é fundamental pois é falho entender um tempo a partir de parâmetros de outro. Seria como fazer uma análise etnocêntrica de uma cultura.
A partir da ideia de que não há pesquisa ou análise histórica sem o tempo, a questão pede que seja apontada uma afirmativa correta que mostre um exemplo de como trabalhar com esta variável.
A) INCORRETA- A não produção de excedentes não deriva de “ desperdício de tempo" e sim da maneira pela qual é organizada a produção e qual seu objetivo. A valorização do “ tempo útil" na produção de mercadorias é específica da economia de mercado.
B) INCORRETA – A teoria marxista de meios de produção é uma das que podem ser utilizadas para o embasamento do trabalho do historiador.
C) INCORRETA- O tempo cronológico é uma das formas de contar o tempo.
D) INCORRETA – Cada calendário é específico de um tempo histórico e de uma cultura. O calendário gregoriano é o que vem sendo usado no mundo ocidental desde o século XVI
E) CORRETA- A afirmativa mostra como o tempo pode ser fundamental para a compreensão de uma dada cultura ou determinado comportamento social. No caso, a partir da comparação entre o tempo do camponês, regido pela natureza, e o tempo fabril, regido pelo relógio. Ambos são base para os respectivos estilos de vida.
Gabarito do Professor: Letra E.