SóProvas


ID
3130453
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma equipe de profissionais de um serviço de atendimento em saúde mental solicitou a um psicólogo, de outra instituição, que realizasse uma avaliação neuropsicológica de um de seus pacientes, identificando o potencial e os deficit encontrados, para o planejamento do tratamento desse paciente. Essa avaliação psicológica tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Alguma referência?
  • A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes, buscando elucidar distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento. Assim, objetiva apresentar as condições cognitivas do paciente.
     É realizada por psicólogos e neurologistas treinados na avaliação das “funções nervosas superiores" e utiliza de testes neurológicos e psicológicos específicos, padronizados e validados, sendo realizados em etapas sucessivas, baseados em dados comparativos, segundo o esperado para cada faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade.


    GABARITO: D
  • Gente, não encontrei nenhuma referência específica que se aplicasse perfeitamente a questão, porém o conceito de "descrição da condição do paciente" se enquadra mais por tais circustâncias:

    As descrições da condição do paciente podem ser solicitadas a qualquer profissional que faça parte da equipe, considerando que estas terão como foco avaliar os âmbitos:

    a) Nível de consciência;

    b) Humor e atitude;

    c) Higiene pessoal;

    d) Estado nutricional;

    e) Coloração da pele;

    f) Dispositivos em uso. Ex.: Jelco, sondas, curativos.

    g) Queixas do paciente (tudo o que ele refere, dados informados pela família ou responsável);

    A classificação simples é um exame que compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos.

    Já um diagnóstico diferencial é mais utilizado quando um profissional se depara com sintomas semelhantes a mais de uma patologia e, para fins de definição, lança mão do diagnóstico diferencial para compreender de qual adoecimento se trata.

    Já o entendimento dinâmico do caso se percebe muito mais o interesse de ir a fundo na doença, observando com mais precisão aspectos sociais, familiares e etc.

    E a avaliação compreensiva diz mais de uma investigação e obtenção de dados acerca da personalidade.