SóProvas


ID
3132589
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A importância da Arquivística é unanimidade entre aqueles que estudam as Ciências da Informação, apesar da clássica divisão entre os que a consideram e a tratam como ciência; outros, como técnica e, finalmente, aqueles que não abrem mão de considerá-la uma disciplina. É fato que

Alternativas
Comentários
  • Erro da A?

  • Erro do a)

    "A Arquivística possui um objeto intelectual, a informação, e dois objetos físicos, o documento em si mesmo, enquanto indivíduo, e o arquivo como entidade, instituição arquivística que demanda metodologias para sua administração."

  • Gabarito: E

    ser arquivista é compreender a natureza da Arquivística, aprender a teoria e metodologias da área e saber empregar os conhecimentos adquiridos aplicando-os no desempenho das funções arquivísticas de classificação, avaliação, descrição e difusão.

  • sÓ QUERIA ENTENDER QUAIS MATERIAIS VCS CONSEGUEM ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO

  • O erro da A está em dizer que o arquivo é uma instituição. Ele pode não ser uma instituição, dependendo da acepção.

    O DTBA oferece os seguintes conceitos de arquivo:

    arquivo:

    1- Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.

    2- Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso(1) acesso a documentos.

    3- Instalações onde funcionam arquivos

    4- Móvel destinado à guarda de documentos.

    Veja que são quatro definições possíveis de "arquivo",e a alternativa A limitou a somente um deles.

  • Ser arquivista é compreender a natureza da arquivística, aprender a teoria e metodologias da arquivística e saber empregar os conhecimentos adquiridos e aplicá-los no desempenho das funções arquivísticas da classificação, avaliação, descrição e difusão, não só na sua formação universitária de base, mas também não deixando de percorrer todos os meandros da educação continuada. (BELLOTTO, 2002, p. 6) 

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • A questão envolve mais interpretação do que a técnica em si. Os itens devem ser analisados reparando nos termos limitadores que restringem a função da gestão dos documentos. 

    a) A questão limita a arquivologia à informação, ao documento e aos arquivos, enquanto a área do conhecimento é muito mais abrangente: envolve os processos organizacionais, as histórias das instituições, os contextos de produção internos e externos, por exemplo. Errada.

    b) a limitação trazida pela questão é incoerente. A história institucional e o contexto externo, por exemplo, estão intimamente ligados à arquivística como área do conhecimento. Errada. 

    c) na verdade o objetivo é servir à administração com documentos correntes, e não permanentes. Errada.

    d) a informação produzida pelas instituições públicas e privadas são necessárias independente do suporte documental em que se encontram. Errada.

    e) Esse trecho foi retirado da obra "Arquivística objetos, princípios e rumos" da Professora Heloísa Liberalli Bellotto e trata do desempenho do profissional arquivista frente às funções arquivísticas. Certa.

    Gabarito do Professor: E