SóProvas


ID
3132646
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O prazo fixado em tabela de temporalidade ao fim do qual descartam-se os documentos não considerados de valor permanente é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA A

    Lembrando que os arquivos permanentes não podem ser eliminados. Somente os arquivos correntes e intermediários podem ser.

  • ESSA É PRA NÃO ZERAR RSRRSRS

  • –Eliminação: destinação dada aos documentos que perderam o valor primário (corrente e intermediário) e não apresentam valor secundário (permanente).

    Aqui só tem duas opções: Se o documento sair da fase corrente ou intermediária, ele pode ser RECOLHIDO para o arquivo permanente ou ser ELIMINADO, ou seja, perdeu qualquer valor e não serve nem pra ser guardado. É isso que diz o final da definição de Gestão de Documentos: (...) envolve "produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente".

    Gabarito ( A )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • A tabela de temporalidade determina dois fatos para os documentos: seu prazo de guarda e sua destinação. A destinação ocorre quando o documento já perdeu seu valor administrativo, e deve ser avaliado como importante para outras áreas ou não. Caso seja importante, deve ser recolhido aos arquivos permanentes; caso não seja, deve ser eliminado. Então o prazo fixado para estes documentos é o prazo de eliminação (assim como o prazo para os outros é denominado prazo de recolhimento).

    O prazo de guarda diz respeito ao tempo em que o documento deve permanecer nas fases corrente e intermediária, ainda que não esteja sendo utilizado.

    O prazo de precaução é o prazo de guarda nos arquivos intermediários, onde se deve aguardar uma precaução antes de sua destinação.

    O prazo de prescrição é o prazo durante o qual pode-se invocar a tutela do Poder Judiciário para fazer valer direitos eventualmente violados, com base nos documentos de arquivo.

    O prazo de vigência é o prazo em que o documento produz efeitos administrativos e legais plenos, cumprindo as finalidades que determinaram sua produção.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • O português da questão está estranho...ao final do prazo de guarda é que se define a destinação final que pode ser a guarda permanente ou a eliminação, portanto, os documentos quando definidos são descartados ao final do prazo de guarda e não do final da eliminação, visto que esta já é a destinação final...