SóProvas


ID
3134692
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A Previdência Social é custeada por contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada, do trabalhador e dos demais segurados da previdência social. Sobre referidas contribuições, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:        

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:       

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;       

    b) a receita ou o faturamento;        

    c) o lucro;       

          

    II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, podendo ser adotadas alíquotas progressivas de acordo com o valor do salário de contribuição, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social;       

    III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

    IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

  • Vamos analisar de cada uma das assertivas:

    a) ERRADA. O erro da questão está em “desde que existente relação de emprego".

    Art. 195. CF/88 A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:
    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, MESMO SEM vínculo empregatício;

    b) ERRADA. As contribuições incidem sobre a receita, o lucro e o faturamento.

    Art. 195. CF/88 A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
    b) a receita ou o faturamento;
    c) o lucro;

    d) ERRADA. Incide contribuição previdenciária sobre 13o salário e hora extra.

    Art. 28 § 7º Lei 8212/91 O décimo-terceiro salário (gratificação natalina) integra o salário-de-contribuição, exceto para o cálculo de benefício, na forma estabelecida em regulamento.

    Em relação ao adicional de férias existe grande polêmica. Para a Receita Federal do Brasil sobre o valor adicional de 1/3 sobre as férias gozadas deve incidir contribuição previdenciária. Existem, todavia decisões judiciais, inclusive pacificados no STJ, que excluem o 1/3 de férias da base contributiva da previdência. Assim, para a maior parte das decisões na Justiça não deve haver incidência de contribuição sobre o adicional de 1/3 de férias gozadas e para a Receita esta parcela deve ser tributada.
    Vocês devem estar pensando: e agora? O que devo responder se isso for questionado na prova? Amigos, acho que se estiverem fazendo prova para cargos que são ligados ao Executivo, deve sempre prevalecer o entendimento do Poder Executivo, ou seja, de que incide contribuição sobre a parcela em questão. Obviamente, se a questão perguntar expressamente sobre a posição da jurisprudência, devemos responder que não há incidência de contribuição sobre o adicional de 1/3 de férias gozadas.

    e)ERRADA. Não incide contribuição sobre aposentadorias e pensões do RGPS. O único benefício previdenciário considerado salário de contribuição é o salário maternidade.

    Art. 28 § 2º Lei 8212/91 O salário-maternidade é considerado salário-de-contribuição.

    ATENÇÃO! No RPPS, incide contribuição previdenciária sobre aposentadoria dos servidores e pensões nos termos do art. 40 da CF/88.


    GABARITO: C
  • LETRA "C"

    STF - Súmula 466 - Não é inconstitucional a inclusão de sócios e administradores de sociedades e titulares de firmas individuais como contribuintes obrigatórios da previdência social.

  • Fui por exclusão e acertei.

    obs: não conhecia essa súmula 466.

    gabarito: c

  • A) incidem sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados à pessoa física, desde que existente relação de emprego. ERRADO

    O correto seria: incidem sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados à pessoa física, MESMO SEM relação de emprego.

    B) incidem sobre a receita e faturamento, não incidem sobre o lucro. ERRADO

    Na verdade, incidem sobre a receita e faturamento, assim como sobre o lucro.

    C) podem ser exigidas dos sócios e administradores de sociedades e titulares individuais, como contribuintes obrigatórios da previdência social, desde que previsto em lei. CORRETO

    A resposta para essa alternativa está na Súmula 466, STF.

    Súmula 466, STF: Não é inconstitucional a inclusão de sócios e administradores de sociedades e titulares de firmas individuais como contribuintes obrigatórios da previdência social.

    D) não podem incidir sobre o 13º salário, adicional de férias e hora extra. ERRADO

    O décimo terceiro salário integra o salário de contribuição, exceto para o calculo do salário de benefício.

    O adicional de férias indenizadas não integra o salário de contribuição.

    Contudo, quanto ao adicional de férias gozadas, a Receita Federal e os Tribunais Superiores possuem entendimentos diferentes.

    Receita Federal              integra o salário de contribuição

    Tribunais Superiores              não integra

    A hora extra, por sua vez, integra o salário de contribuição.

    E) incidem sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social. ERRADO

    Não incide contribuição social sobre aposentadoria e pensão concedida pelo regime geral de previdência social.

    Resposta: C