SóProvas


ID
3136351
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Tuberculose bovina é uma doença de notificação compulsória, e os meios de diagnóstico, controle e profilaxia são fiscalizados e preconizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com base nos conhecimentos dos meios de diagnóstico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A)O teste cervical simples é o teste de rotina recomendado, realizado mediante a inoculação intradérmica do Derivado Proteico Purificado (PPD), na dosagem de 1,0 ml, na região cervical ou na região escapular. Todos os testes são com dosagem de 0,1ml.

    B)A leitura do teste deve ser feita após 72 horas, com nova medida de espessura da dobra da pele no local da inoculação. Há uma tolerância de 6 horas, para mais ou para menos, para se efetuar a leitura.

    C)O teste cervical comparativo é realizado pela inoculação das tuberculinas PPD aviária e bovina, por via intradérmica, na dosagem de 0,1, na pele tricotomizada da região cervical ou na região escapular, a uma distância entre as duas inoculações de 15-20cm, sendo a PPD aviária inoculada cranialmente, e a PPD bovina, caudalmente.

    D)O teste da prega caudal é realizado no gado de corte, por meio da inoculação, por via intradérmica na dosagem de 0,1 ml, de tuberculina PPD bovina, 6-10cm da base da cauda, na junção das peles pilosas e glabra.

    E)Os animais com reação superior a 2mm serão considerados positivos se essa reação for 4mm maior que a reação da tuberculina aviária.