-
Gabarito letra A
PRESERVAÇÃO: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais. Ex.: leis, campanhas, congressos, etc.
CONSERVAÇÃO: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento)
RESTAURAÇÃO: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico
MICROFILMAGEM : Os documentos são microfilmados em rolo de filme de sais de prata, podendo ser reduzidos, É composto por uma sucessão de imagens/fotogramas, ou seja, microimagens, reproduções exatas e fiéis de um documento original, bastando a sua ampliação para se conseguir a leitura.
DIGITALIZAÇÃO: processo de conversão de um documento para o formato digital, por meio de dispositivo apropriado
Fonte : arquivologiaparaconcursos
-
Essa é uma questão que trabalha vários conceitos: conservação, preservação, restauração, digitalização e microfilmagem. A questão pegou a definição de um e colocou em outro.
Dica: sempre que pensar nos termos, lembre-se dos seguintes pontos:
Conservação: ação protetiva.
Preservação: prevenção
Restauração: dado já ocorreu
Digitalização: imagem
Microfilmagem: foto pequena
a) Na conservação, a degradação ao documento ainda não aconteceu. Procura-se, portanto, meios e ações que protejam os documentos de possíveis ações negativas. O controle da luminosidade e temperatura, por exemplo, são ações de conservação. Certa.
b) Esse é o conceito de Digitalização trazido pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. O conceito de microfilmagem, segundo o mesmo Dicionário seria "a produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido. Errada.
c) Esse é o conceito de microfilmagem exposto acima. A questão trocou os dois conceitos. Errada.
d) Essas são ações de preservação. A restauração seria um conjunto de ações interventivas que possuem como objetivo reconstruir o suporte em que as informações estão registradas. Errada.
e) Esse é o conceito de Restauração, explicado na letra D. Errada.
Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Gabarito do Professor: A
-
A BANCA PRATICAMENTE COPIOU O MANUAL "COMO FAZER CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM ARQUIVOS E BIBLIOTECA" DO CONARQ.
Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
-
Letra A
Lembrando que a PRESERVAÇÃO = CONSERVAÇÃO + RESTAURAÇÃO.
-
Antes é preciso dizer que a definição de Conservação para a Norma Cassares, do Arquivo Público de São Paulo, difere da definição do DBTA!
Conservação (Norma Cassares – Arquivo Público do Estado de São Paulo) → é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Conservação (DBTA) → Promoção da preservação e da restauração dos documentos.
Gabarito: A. Em consonância com a Norma Cassares.
-
>(CASSARES)(arquivo público de São Paulo):
>>Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
-Preventivo>>dano ainda não ocorreu, deve ser evitado
>>Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
-Intervenção>> dano em curso, deve ser contido
-Lembre de conserva de comida..
>>Restauração: : é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
-Ação de reparação>>dano concluído, deve ser revertido
PRESERVAÇÃO = CONSERVAÇÃO + RESTAURAÇÃO
--------------------------------
>(DBTA)
>>Preservação:
Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico
>>Conservação:
Promoção da preservação e da restauração dos documentos.
>>Restauração:
Conjunto de procedimentos específicos para recuperação e reforço de documentos deteriorados e danificados.
CONSERVAÇÃO = PRESERVAÇÃO + RESTAURAÇÃO