Métodos de avaliação de desempenho
Os métodos mais tradicionais de avaliação de desempenho no cargo são:
- Método das Escalas Gráficas: avalia o desempenho através de fatores previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores.
- Método da Escolha Forçada: consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de desempenho individual. Em cada bloco, ou conjunto composto de duas, quatro ou mais frases, o avaliador deve escolher forçosamente apenas uma ou duas frases que mais se aplicam ao desempenho do empregado avaliado.
- Método da Pesquisa de Campo: a avaliação é feita com base em entrevistas de um especialista em avaliação a um superior imediato, através das quais se avalia o desempenho dos seus subordinados, levantando-se as causas, as origens e os motivos de tal desempenho, por meio de analise de fatos e situações.
- Método dos Incidentes Críticos: baseia-se no fato de que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos. Esse método não se preocupa com características situadas dentro do campo da normalidade, mas com aquelas características extremante positivas ou negativas.
- Método de comparação aos pares: compara dois a dois empregados de cada vez, e se anota na coluna da direita aquele que é considerado melhor quanto ao desempenho.
- Método de frases descritivas: é diferente do método de escolha forçada apenas por não exigir obrigatoriedade na escolha das frases. O avaliador assinala as frases que caracterizam o desempenho do subordinado (com o sinal + ), e aquelas que demonstram o oposto de seu desempenho (com o sinal - ).
Fonte Apostilo EducaPsico