-
Chiavenato (2006), autor muito cobrado pelas bancas organizadoras de concurso público, divide os subsistemas de gestão de pessoas em seis políticas, quais sejam:
• Política de agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem planejamento de RH, pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como estar relacionada à adaptação dos novos participantes ao ambiente organizacional.
• Política de aplicar pessoas: são os processos utilizados para a integração dos novos participantes ao ambiente organizacional (programas de integração), desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, movimentação interna (transferências, remoções, alocações) e avaliação de desempenho.
• Política de recompensar pessoas: são os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios.
• Política de manter pessoas: são os serviços sociais, como criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem programas de higiene e segurança, qualidade de vida (QVT) e manutenção de relações sindicais.
• Política de desenvolver pessoas: são os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional e planejamento de carreiras.
• Política de monitorar pessoas: são os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados, sistemas de informações gerenciais e auditoria.
-
-
MONITORAR pessoas é a etapa do processo básico de GP que ACOMPANHA as atividades das pessoas, que orienta e mantém o comportamento das pessoas em determinados limites de variação; que VERIFICA RESULTADOS, através do uso de BANCO DE DADOS e SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS de RH- SIG.
COMUNICAÇÃO INTERNA:
Uma das mais importantes estratégias para a GP reside na intensa comunicação e retroação com os colaboradores. Toda organização deve ser construída sobre uma sólida base de informação e comunicação. Sendo assim, cada vez mais as organizações necessitam de sistemas de informação adequados para lidar com a complexidade ambiental e transformar os colaboradores em parceiros e agentes ativos da mudança e da inovação.
-
Aplicação de Avaliação de Desempenho no processo de Gestão de Pessoas
- Processos de monitorar pessoas: Proporciona retroação às pessoas sobre seu desempenho e potencialidades de desenvolvimento. A avaliação é a base para toda a discussão entre superior e subordinado a respeito de assuntos de trabalho.
@sonhadora_militar
letra E
-
Como assim???
Avaliação de desempenho tá dentro do processo Aplicar! Como tá bem claro no comentário da colega Vanessa IPD.
Aí vamos olhar o vídeo de cometário do professor e ele ressalta que a avaliação de desempenho tá dentro de monitorar pessoas. Jesus!!!