SóProvas


ID
3148216
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando a Constituição Federal, no seu artigo 37, inciso XXI, determina que todos os licitantes têm direito de concorrer de forma igualitária, faz referência a uma ação concreta decorrente do princípio constitucional da Administração Pública da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA C

    Princípio da Impessoalidade: esse princípio consagra a ideia de que não haja interesse pessoal na administração pública, ou seja, o seu objetivo é de que todos sejam tratados de forma igualitária.

  • GABARITO: LETRA C

    O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do inte­res­se público, impedindo discriminações e pri­vilégios indevidamente dispensados a parti­culares no exercício da função administrativa. Além do mais, possui outro aspecto importante, a atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, portanto, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado.

    Fundamentação:

    Artigo 2º, parágrafo único, III, da Lei nº 9.784/99

    FONTE: DIREITONET.COM.BR

  • Tratamento isonômico, outro aspecto que caracteriza o princípio da impessoalidade.

  • A questão indicada está relacionada com a Administração Pública. 

    A) ERRADO, a legalidade na esfera pública é fazer tudo que a lei permite. De acordo com Carvalho Filho (2018) "toda e qualquer atividade administrativa deve ser autorizada por lei. Não o sendo, a atividade é ilícita". 
    B) ERRADO, conforme indicado por Mello (2015) "o princípio da transparência, impositivo da liberação a mais ampla possível ao público em geral do conhecimento de tudo o que concerne ao serviço e à sua prestação". 
    C) CERTO, segundo Amorim (2017) a impessoalidade faz referência ao dever do administrador de conferir o mesmo tratamento a todos os interessados em contratar com a Administração Pública. Ressalta-se que todos os interessados devem competir em igualdade de condições.
    D) ERRADO, pois a publicidade é condição de eficácia da licitação e do contrato. Dessa forma, "além da necessária publicação dos avisos de licitação e extratos de contrato na imprensa oficial, é facultado a qualquer cidadão (e não apenas aos participantes da licitação) o amplo acesso aos autos do procedimento licitatório" (AMORIM, 2017). 
    E) ERRADO, já que a eficácia diz respeito ao "atributo imanente à norma jurídica, consubstanciado na produção de efeitos ou potenciais" (Enciclopédia Jurídica).

    LEITURA RECOMENDADA:

    • Constituição Federal de 1988:

    Art. 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 
    XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

    Referências:

    AMORIM, Victor Aguiar Jardim de. Licitações e contratos administrativos: teoria e jurisprudência. Senado Federal: Brasília, 2017. 
    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
    MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Malheiros, 2015. 
    Disponível em: Enciclopédia jurídica. 2020. 

    Gabarito: C
  • Segundo o livro do Rafael Oliveira, o princípio da impessoalidade se divide em 2: Igualdade e proibição a promoção pessoal.

  • C

    marquei A

  • A VUNESP adora o principio da impessoalidade.

  • Gabarito:C

    Dicas de Princípios Administrativos:

    1- Podem ser explícitos ou implícitos;

    2- Explícitos estão na constituição federal. São eles: LIMPE (Legalidade - Executar meus atos com base na lei, isto é, o agente público fazer tudo conforme Lei; Impessoalidade - Tratar todos de forma igual e vedado a auto promoção e agentes públicos; Moralidade - Executar os atos com base no decoro, fé e honestidade; Publicidade - Divulgar todos os atos da administração público, exceto segurança do estado e da sociedade por meio da imprensa oficial; Eficiência - buscar os melhores resultados com o melhor custo x beneficio e é o único não originário)

    3- Implícitos são as doutrinas aplicadas. São eles: autotutela (a administração pode gerenciar e anular e revogar os seus atos), razoabilidade/proporcionalidade (utilizar a boa razão, bom senso, medida justa (meios e fins), tutela (a administração direta pode averiguar se a administração indireta está fazendo as coisas corretamente).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • falou em isonomia = impessoalidade

  • gab c! licitantes atuam de forma impessoal.