SóProvas


ID
3148297
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As mulheres ainda têm de vestir a longa e negra abaia por cima da roupa. Mas em julho [2018] ganharam, enfim, permissão para tirar carteira de motorista e pegar o volante dos carros. Também ganharam espaço nos estádios de futebol. Podem ir ao cinema – as primeiríssimas salas foram reinauguradas depois de 35 anos.

(Veja, edição 2614 – ano 51 – nº 52, 26.12.2018)

As conquistas femininas ocorreram

Alternativas
Comentários
  • Dez sauditas que já tinham permissão para dirigir em outros países recebem habilitação e poderão pegar o volante a partir de 24 de junho. País era o único do mundo que ainda proibia mulheres de conduzir automóveis.

    https://www.dw.com/pt-br/ar%C3%A1bia-saudita-come%C3%A7a-a-expedir-carteira-de-motorista-para-mulheres/a-44074356

  • Costumes baseados em critérios religiosos que afrontam leis de igualdade presentes na maioria dos países são frequentemente demonstrados em matérias de jornal. Assim, no período do Governo talibã no Afeganistão, vimos diversas matérias sobre a proibição da televisão ou obrigatoriedade do uso da burca. No texto em questão, são descritas normas tradicionais que foram relaxadas num contexto de sociedade extremamente repressor especificamente com as mulheres. O enunciado pergunta somente qual o país onde ocorreram.

    A) No Irã, mulheres dirigem, votam, trabalham, podem se divorciar e ter a guarda dos filhos.

    B) No Afeganistão, a situação era pior no regime Talibã que foi deposto após a invasão norte americana de 2001. Atualmente, mulheres ainda são vítimas frequentes de violência mas há, de fato, poucas restrições jurídicas a sua participação social.

    C) Na Arábia Saudita, ocorreram os fatos descritos no texto, que foram mudanças na legislação que impediam efetivamente, na letra da lei, a participação de mulheres em diversas atividades no país. AFIRMATIVA CORRETA.

    D)  Na Indonésia, a situação das mulheres também não é das mais tranquilas, no entanto, as restrições são muito mais culturais que jurídicas. especificamente, e variam consideravelmente de uma região para outra.

    E) No Egito, após a deposição do governo islâmico, também há poucas restrições jurídicas à participação feminina na sociedade apesar de costumes ainda bem restritivos em algumas partes do país.


    Considerações Finais:

    Apesar de países islâmicos tradicionalmente possuírem costumes restritivos em relação à participação feminina em diversas tarefas da sociedade, são muito poucos, como a Arábia Saudita, que os colocam em leis escritas como uma legislação qualquer. O afrouxamento dessas normas no país ainda está longe de garantir algo próximo de isonomia entre homens e mulheres. 






    Gabarito: C.