SóProvas


ID
3148597
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Jogar-se à vida


      Uma velha amiga minha de São Paulo – nem tão velha assim, e muito bonita – me diz que seu filho, de 39 anos, mora com ela. Não é que “ainda” more com ela. Ele apenas mora, desde o dia em que nasceu, e não há indícios de que esteja planejando se emancipar e morar sozinho. A mãe, a essa altura, já desistiu de fazê-lo desconfiar de que ela, sim, gostaria de espaço e privacidade para viver sua própria vida.

      Ao ouvir isso, levei um susto. Aos 39 anos, eu já tinha saído não só da casa de meus pais como de dois casamentos, e morado em dez endereços de quatro cidades em dois continentes. Era só no que os garotos da minha geração pensavam – jogar-se à vida, longe da saia materna ou da mesada paterna. Supunha-se que, enquanto se morasse com a família, estava-se dispensado de ser adulto.

      Um desses endereços, em 1967, foi o Solar da Fossa, um casarão colonial em Botafogo, perto do túnel Novo. Nele tinham ido parar rapazes e moças de fora e de dentro do Rio, todos em busca de liberdade para criar, trabalhar, namorar ou não fazer nada, enfim, viver. Ali, um dos moradores, Caetano Veloso, compôs “Alegria, Alegria”; outro, Paulinho da Viola, “Sinal Fechado”. Grupos como o Momento 4 e o Sá, Rodrix & Guarabyra se formaram em seus quartos.

      Três de nossas lindas vizinhas estrelaram nas páginas de revistas: Betty Faria, Ítala Nandi e Tania Scher. Paulo Leminsky escrevia seu romance “Catatau”. O pessoal do Teatro Jovem, que estava revolucionando o teatro brasileiro, morava lá, assim como metade do elenco da peça “Roda Viva”, em ensaio no outro lado do túnel. Os namoros eram a mil. Até o autor francês Jean Genet, de passagem pelo Solar, viveu ali uma aventura amorosa.

      Se aquela turma morasse com a mãe, nada disso teria acontecido.

                                                               (Ruy Castro. Folha de S.Paulo. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho mantém o sentido original do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    "Era no que os garotos da minha geração pensavam – jogar-se à vida".

    "Era no que os garotos da minha geração pensavam – jogar-se à vida".

    ⇢ Não houve alteração de sentido na frase. Apenas deslocou o "só".

  • GABARITO: LETRA B

    A) Já a mãe desistiu de fazê-lo desconfiar de que gostaria de espaço e privacidade para viver sua vida ? trecho original: A mãe, a essa altura, já desistiu de fazê-lo desconfiar de que ela, sim, gostaria de espaço e privacidade para viver sua própria vida; o advérbio na reescritura modifica a ideia e traz a indicação que a mãe tem uma atitude diferente de outras pessoas supostamente apresentadas anteriormente.

    B) Era no que os garotos da minha geração pensavam ? jogar-se à vida ? trecho original: "Era no que os garotos da minha geração pensavam ? jogar-se à vida"; correto, houve somente o deslocamento do advérbio "só", o sentido de limitação de algo em que pensavam é mantido, temos aqui a nossa resposta.

    C) O Solar da Fossa era um desses endereços no colonial Botafogo ? trecho original:  Um desses endereços, em 1967, foi o Solar da Fossa, um casarão colonial em Botafogo, perto do túnel Novo; a reescritura traz a ideia de que há outros endereços no Botafogo, quando não é isso que ocorre.

    D) Rapazes e moças do Rio tinham ido para lá, todos em busca de criar liberdade ? incorreto, era buscada liberdade para criar e não o contrário.

    E) O autor Jean Genet, de passagem pelo albergue, viveu ali até uma aventura amorosa ? trecho original: . Até o autor francês Jean Genet, de passagem pelo Solar, viveu ali uma aventura amorosa; a reescritura traz uma ideia de limitação, viveu ali até aquele ponto, não é isso que ocorre.

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