SóProvas


ID
3148615
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a resenha do livro Solar da Fossa, escrito por Toninho Vaz, para responder à questão.


      Misto de pensão e apart-hotel da zona sul carioca, o lendário Solar da Fossa serviu, entre 1964 e 1971, de moradia e ponto de encontro para jovens artistas e intelectuais oriundos de diversos cantos do país.

      Estes o procuravam não só pelo aluguel acessível, mas também pela considerável liberdade que desfrutavam ali, em pleno regime militar. Paulinho da Viola, Gal Costa, Tim Maia, Ítala Nandi e Paulo Leminski estão entre as dezenas de personagens do livro, cuja narrativa transita pelos 85 apartamentos, revelando detalhes do cotidiano dos moradores, inconfidências e causos divertidos, além de traçar um painel cultural da época.

                                                                  (Carlos Calado. Guia Folha. Adaptado)

Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    A) O Solar, com que o aluguel era acessível, era muito procurado por jovens que desejavam ser artistas. ⇢ aluguel era acessível ONDE ? No solar. Podemos reescrever "O solar, onde o aluguel ..."

    B) O livro de Carlos Calado, ao qual se descreve o cotidiano no Solar da Fossa, foi publicado em 2011. ⇢ o correto é "o qual".

    C) Fazendo um painel cultural da época, cujo se insere o período do regime militar, o livro menciona personagens hoje populares. ⇢ O Pronome relativo é usado para indicar posse. O correto é "na qual se insere".

    D) A resenha, da qual os interessados podem se servir para conhecer o dia a dia no casarão do Botafogo, sintetiza o conteúdo do livro. ⇢ gabarito

    E) Nascidos em diferentes regiões do país, os jovens onde o intuito era produzir arte, vieram para o Rio de Janeiro. ⇢ o pronome "Onde" está retomando jovens (uso incorreto). O pronome "onde" retorna ideia de lugar.

  • GABARITO: LETRA D

    A) O Solar, com que o aluguel era acessível, era muito procurado por jovens que desejavam ser artistas ? nenhum termo rege a preposição "com", o uso está inadequado.

    B) O livro de Carlos Calado, ao qual se descreve o cotidiano no Solar da Fossa, foi publicado em 2011 ? a preposição "a" não é regida por nenhum termo, uso incorreto, o correto é somente o artigo definido "o" (=o qual).

    C) Fazendo um painel cultural da época, cujo se insere o período do regime militar, o livro menciona personagens hoje populares ? insere-se em alguma coisa (=em que ? correto).

    D) A resenha, da qual os interessados podem se servir para conhecer o dia a dia no casarão do Botafogo, sintetiza o conteúdo do livro ? correto, podem se servir DE alguma coisa, preposição usada corretamente antes do pronome relativo (=de+a ? da).

    E) Nascidos em diferentes regiões do país, os jovens onde o intuito era produzir arte, vieram para o Rio de Janeiro ? uso incorreto do pronome relativo "onde", visto que ele não retoma um lugar.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    A resenha, da qual os interessados podem se servir para conhecer o dia a dia no casarão do Botafogo, sintetiza o conteúdo do livro.

  • CUJO

    Os pronomes CUJO e CUJA serão antecedidos de preposição quando o verbo as exigir.

    Ex: A lei Maria da Penha, de cuja formulação participaram juristas, foi considerada um avanço.

  • GABARITO: D

    A) O Solar, com que o aluguel era acessível, era muito procurado por jovens que desejavam ser artistas. →Errado. Quem é acessível, é acessível a algo (aos jovens).

    Correção: "O Solar, ao qual o aluguel era acessível, era muito procurado por jovens que desejavam ser artistas."

    B) O livro de Carlos Calado, ao qual se descreve o cotidiano no Solar da Fossa, foi publicado em 2011. → Errado. Quem descreve, descreve algo (o cotidiano).

    Correção: "O livro de Carlos Calado, o qual se descreve o cotidiano no Solar da Fossa, foi publicado em 2011."

    C) Fazendo um painel cultural da época, cujo se insere o período do regime militar, o livro menciona personagens hoje populares. → Errado. Cujo só é usado quando o autor deseja dar a ideia de posse, o que não foi feito nesta alternativa.

    Correção: "Fazendo um painel cultural da época, em que se insere o período do regime militar, o livro menciona personagens hoje populares."

    D) A resenha, da qual os interessados podem se servir para conhecer o dia a dia no casarão do Botafogo, sintetiza o conteúdo do livro. → Correto. Quem pode se servir, pode se servir de algo (da resenha).

    E) Nascidos em diferentes regiões do país, os jovens onde o intuito era produzir arte, vieram para o Rio de Janeiro. → Errado. "Onde" só é usado quando o autor deseja indicar lugar físico.

    Espero ter ajudado.

    Caso encontre erro, por favor, notifique-me.

    BONS ESTUDOS! :)