SóProvas


ID
3149071
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Diante de uma manifestação gigantesca, que superou amplamente as expectativas da oposição, o presidente da Assembleia Nacional (AN), Juan Guaidó, declarou assumir “formalmente as competências do Executivo Nacional como presidente encarregado” do país. O jovem líder opositor, de apenas 35 anos, vinha sendo pressionado para tomar esta decisão, mas claramente esperou a reação popular desta quarta-feira para dar o passo que a maioria da oposição esperava.
(O Globo. 23.01.2019. Acessível em https://glo.bo/2Eeo5OZ. Adaptado)

A situação inédita no país coloca mais apreensão ao mundo em relação ao futuro da

Alternativas
Comentários
  • Graves crises políticas, como a descrita no texto, são frequentemente abordadas em questões do tipo, ainda mais quando envolvem nações vizinhas do Brasil. O texto de apoio aborda um episódio da crise no país que teve a oposição conquistando a maior parte das vagas no parlamento e tendo seu líder declarando-se presidente. O enunciado questiona em qual país isso aconteceu.

    A) De longe, o país mais estável da América Central não foi o palco dos acontecimentos descritos.

    B) Também localizado na América Central, passou por sérios protestos em 2018 mas não é o local onde ocorreram os fatos descritos no texto.

    C) Trocou o presidente recentemente, após a realização de eleições democráticas e transparentes, onde o mandatário anterior não conseguiu sua reeleição nas urnas.

    D) É o país onde ocorreram os fatos descritos e, onde desde a morte do presidente Hugo Chaves em 2013, ocorre enorme instabilidade. O atual presidente Nicolás Maduro foi considerado como ilegítimo desde 2019 por países opositores do regime, que consideraram sua eleição irregular e reconheceram Guaidó como presidente gerando uma situação inédita de dois presidentes no mesmo território e apenas um exercendo o poder de fato, Maduro no caso. Alternativa correta.  

    E) País que sofre com a violência do narcotráfico e a constante tensão na fronteira com a Venezuela, mas que possui longa lista de presidentes democraticamente eleitos em processos democráticos e transparentes. 



    Gabarito do professor: D.