SóProvas


ID
3151570
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

No começo de abril, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou a primeira morte de macaco por febre amarela no estado. O macaco (bugio) foi encontrado morto no dia 20 de março em uma área de mata no município de Garuva, no Norte do estado. Já o registro do segundo macaco morto pela doença aconteceu em junho, em Pirabeiraba, em Joinville. E o terceiro foi no município de Indaial, no Vale do Itajaí. Era um macaco da espécie bugio que morreu no dia 31 de maio. “Importante ressaltar que a morte de macacos indica que o vírus da febre amarela está circulando pelo estado de Santa Catarina. Os macacos, assim como os humanos, são picados pelo mosquito que transmite a doença e adoecem”, explica a bióloga Renata Gatti.

Disponível em:<http://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticiasgeral/10710-santa-catarina-registra-segunda-morte-emhumanos-por-febre-amarela>. Acesso em: 12 set. 2019. [Fragmento adaptado]. ( Publicado em 12 julho de 2019).

Leia a frase abaixo:

“Importante ressaltar que a morte de macacos indica que o vírus da febre amarela está circulando pelo estado de Santa Catarina.”

Assinale a alternativa em que todas as palavras têm quatro sílabas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) de ? que ? a ? todas são monossílabas (uma sílaba).

    B) vírus ? febre ? está ? todas são dissílabas (duas sílabas).

    C) pelo ? estado ? morte ? pelo e morte (dissílabas); es-ta-do (trissílaba).

    D) macacos ? ressaltar ? indica ? ma-ca-cos; in-di-ca e res-sal-tar (todas são trissílabas).

    E) importante ? amarela ? circulando ? todas palavras são polissílabas, 4 ou mais sílabas, no caso todas possuem quatro sílabas.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • A questão é sobre divisão silábica e quer que marquemos a alternativa em que todas as palavras têm quatro sílabas. Vejamos:

     . 

    A) de • que • a

    Errado. "De", "que" e "a" têm 1 sílaba cada.

     . 

    B) vírus • febre • está

    Errado. "Ví-rus", "fe-bre" e "es-tá" têm 2 sílaba cada.

     . 

    C) pelo • estado • morte

    Errado. "Pe-lo" e "mor-te" têm 2 sílabas cada; já "es-ta-do" tem 3 sílabas.

     . 

    D) macacos • ressaltar • indica

    Errado. "Ma-ca-cos", 'res-sal-tar" e "in-di-ca" tem 3 sílabas cada.

     . 

    E) importante • amarela • circulando

    Certo. "Im-por-tan-te", "a-ma-re-la" e "cir-c u-lan-do" têm 4 sílabas cada.

     . 

    Para complementar:

     . 

    Divisão silábica

     . 

    A divisão silábica faz-se pela silabação (soletração), isto é, pronunciando as palavras por sílabas. Na escrita, separam-se as sílabas por meio do hífen: te-sou-ro, di-nhei-ro, con-te-ú-do, ad-mi-tir, guai-ta-cá, sub-le-var.

    Regra geral:

    • Na escrita, não se separam letras representativas da mesma sílaba.

    Regras práticas:

    Não se separam letras que representam:

    • a)   ditongos: cau-le, trei-no, ân-sia, ré-guas, so-cie-da-de, gai-o-la, ba-lei-a, des-mai-a-do, im-bui-a, etc.
    • b)   tritongos: Pa-ra-guai, quais-quer, sa-guão, sa-guões, a-ve-ri-guou, de-lin-quiu, ra-diou-vin-te, U-ru-guai-a-na, etc.
    • c)    os dígrafos ch, lh, nh, gu e qu: fa-cha-da, co-lhei-ta, fro-nha, pe-guei, quei-jo, etc.
    • d)   encontros consonantais inseparáveis: re-cla-mar, re-ple-to, pa-trão, gno-mo, mne-mô-ni-co, a-mné-sia, pneu-mo-ni-a, pseu-dô-ni-mo, psi-có-lo-go, bí-ceps, etc.

    Separam-se as letras que representam os hiatos: sa-ú-de, Sa-a-ra, sa-í-da, ca-o-lho, fe-é-ri-co, pre-en-cher, te-a-tro, co-e-lho, zo-o-ló-gi-co, du-e-lo, ví-a-mos, etc.

    Contrariamente à regra geral, separam-se, por tradição, na escrita, as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç e xc: guer-ra, sos-se-go, pis-ci-na, des-çam, cres-ço, ex-ce-ção, etc.

    Separam-se, obviamente, os encontros consonantais separáveis, obedecendo-se ao princípio da silabação: ab-do-me, ad-je-ti-vo, de-cep-ção, Is-ra-el, sub-ma-ri-no, ad-mi-rar, ap-ti-dão, felds-pa-to, sub-lin-gual, af-ta, e-clip-se, trans-tor-no...

    Na divisão silábica, não se levam em conta os elementos mórficos das palavras (prefixos, radicais, sufixos): de-sa-ten-to, di-sen-te-ri-a, tran-sa-tlân-ti-co, su-ben-ten-di-do, su-bes-ti-mar, in-te-rur-ba-no, su-bur-ba-no, bi-sa-vó, hi-dre-lé-tri-ca, etc.

     . 

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, página 36.

     . 

    Gabarito: Letra E