GABARITO: B
Conforme Guinchat (1994), o "grau de elaboração de um documento permite estabelecer uma distinção essencial entre documentos primários, secundários e terciários. Os documentos primários são os originais, elaborados por um autor. Os secundários são aqueles que se referem aos documentos primários e que não existiriam sem estes. Trazem a descrição dos documentos primários. São as bibliografias, os catálogos e os boletins de resumos, entre outros (ver o capítulo "As bibliografias e as obras de referência: a literatura secundária”). Os terciários são aqueles elaborados a partir de documentos primários e/ou secundários. Reúnem, condensam e elaboram a informação original na forma que corresponde às necessidades de uma categoria definida de usuários. São as sínteses e os estados-da-arte, entre outros (ver o capítulo “Os serviços de difusão da informação").
Fonte: GUINCHAT, Claire. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. - 2. ed. corr. aum. Brasília: IBICT, 1994.
Esta questão aborda a classificação dos tipos de fontes de informação.
Os documentos são fontes de informação que tradicionalmente são classificadas em três tipos:
Fontes primárias: contém a informação em seu primeiro estado original, geralmente produzidas pelo próprio autor da pesquisa em questão. Trabalhos apresentados em congressos, teses, dissertações, monografias, artigos, relatórios técnicos, patentes, normas técnicas e legislação são alguns exemplos de fontes primárias.
Fontes secundárias: abordam o conteúdo das fontes primárias organizando, compilando e divulgando suas informações de acordo com seu objetivo. Dicionários, enciclopédias, manuais, bibliografias, anuários, revisões de literatura, tratados, tabelas, bases de dados e algumas monografias que comentam fontes primárias são exemplos de fontes secundárias de informação.
Fontes terciárias: funcionam como guias das fontes primarias e secundárias, reunindo e condensando a informação de acordo com a necessidade do público em questão. Bibliografias de bibliografias, catálogos, serviços de indexação, guias de literatura e resumos são alguns dos principais tipos de fontes terciárias.
Com base nestas divisões, eliminamos prontamente as alternativas A, C e D pois abordam os documentos partindo de suas características físicas.
A alternativa B corresponde corretamente a divisão entre documentos considerados fontes primárias, secundárias e terciárias.
A alternativa E está incorreta pois propõe uma divisão não usada na literatura da área com base no tipo da editora.
Gabarito do Professor: Letra B.