SóProvas


ID
3154174
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Clareza, objetividade e sinceridade são as características de quem é assertivo. É ser uma pessoa transparente em intenções e colocações. Olhar no olho ao conversar, voltar-se à pessoa com quem fala (postura) e usar palavras alinhadas à expressão facial e tom de voz firme, claro e moderado revela este aspecto durante a comunicação.

    Para Marcos Gross, autor do livro Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios, são raros os profissionais com essas qualidades, já que a capacidade de ser assertivo está sujeita a situações de poder no ambiente corporativo. “Como ser sincero, quando tenho medo de sofrer retaliações por dizer o que penso?”

    Mas, pondera, engolir sapos faz mal à saúde. “Quando um colaborador não se permite expressar suas opiniões, desenvolve gastrite, dores na coluna, alergias, hipertensão, estresse, entre outros problemas”, escreve.

(Camila Pati, “As cinco regras de ouro da boa comunicação”. Exame.

Em: https://exame.abril.com.br. Adaptado)

Preservando-se o sentido expresso pela conjunção destacada, assinale a alternativa em que se reescreve corretamente a passagem “Para Marcos Gross, [...] são raros os profissionais com essas qualidades, já que a capacidade de ser assertivo está sujeita a situações de poder no ambiente corporativo.”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Para Marcos Gross, [...] são raros os profissionais com essas qualidades, já que a capacidade de ser assertivo está sujeita a situações de poder no ambiente corporativo.?

    ? Temos uma conjunção subordinativa causal em destaque, procuramos essa ideia de causa:

    A) Para Marcos Gross, são raros os profissionais com essas qualidades, caso a capacidade de ser assertivo esteja sujeita a situações de poder no ambiente corporativo. ? conjunção subordinativa condicional, não é isso que procuramos.

    B) Para Marcos Gross, são raros os profissionais com essas qualidades, embora a capacidade de ser assertivo esteja sujeita a situações de poder no ambiente corporativo. ? conjunção subordinativa concessiva, não é isso que procuramos.

    C) Para Marcos Gross, a capacidade de ser assertivo está sujeita a situações de poder no ambiente corporativo, entretanto são raros os profissionais com essas qualidades. ? conjunção coordenativa adversativa, não é isso que procuramos.

    D) Para Marcos Gross, como a capacidade de ser assertivo está sujeita a situações de poder no ambiente corporativo, são raros os profissionais com essas qualidades. ? correto, conjunção subordinativa causal, equivale a "já que".

    E) Para Marcos Gross, a capacidade de ser assertivo está sujeita a situações de poder no ambiente corporativo, portanto são raros os profissionais com essas qualidades. ? conjunção coordenativa conclusiva, não é isso que procuramos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    Já que = Sentido de Causa .

    Para Marcos Gross, como a capacidade de ser assertivo está sujeita a situações de poder no ambiente corporativo, são raros os profissionais com essas qualidades.

    Vunesp Gosta de usar " Com " com sentido de Causa

    -> A ideia de Causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que determina um acontecimento"

  • relação de causa.

  • Como = porque, no início do período.

  • MACETE - Conjunção "Como" - Substitua por

    *Sentido de Causa - Já que

    *Sentido de Conformidade - De acordo com aquilo / o que

    *Sentido de Comparação - Quando houver comparação

  • ASSERTATIVA: D

    ALGUMAS CONJUNÇÕES CAUSAIS: QUE, PORQUE, POIS, COMO, PORQUANTO, VISTO QUE, VISTO COMO, JÁ QUE, UMA VEZ QUE, DESDE QUE, NA MEDIDA EM QUE.

  • GAB. D

    COMO NO INICIO DO PERÍODO

  • demorei 72 horas para achar o "como" haahhaha