SóProvas


ID
3155656
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Notícia 1

     A peste suína africana foi erradicada no Brasil em 1984, deixando o país livre da doença. A enfermidade é uma doença viral que não oferece risco à saúde humana, não sendo transmitida ao homem, mas é altamente infecciosa para o rebanho suíno – exigindo o sacrifício dos animais por determinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sendo mais perigosa e fatal do que a peste suína clássica.

     Na China, maior produtor e consumidor mundial de carne suína, pelo menos 40 mil animais foram mortos desde agosto em razão da doença. Quarto maior exportador mundial, o Brasil quer garantir a sanidade do próprio rebanho para continuar sendo um mercado-chave para importadores. Hoje, cerca de 20% dos embarques brasileiros de carne suína têm como destino a China, seguido de Hong Kong, que responde por percentual semelhante.

(Joana Colussi. “Brasil reforça vigilância para manter peste suína africana longe do país”. https://gauchazh.clicrbs.com.br, 21.09.2018. Adaptado)


Notícia 2

      O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado na cidade de Guarulhos, receberá a ajuda de um cão treinado para evitar a entrada de produtos contaminados que possam espalhar a peste suína e a febre aftosa pelo país. Thor, um labrador, ajudará os auditores-fiscais federais agropecuários que atuam no posto de Vigilância Internacional Agropecuária (Vigiagro) do aeroporto na fiscalização de cargas e bagagens que chegam ao terminal.

       No processo de fiscalização, os auditores avaliam a procedência do voo, o ponto de origem onde se inicia a viagem, o perfil dos passageiros, as características das cargas e bagagens e a possibilidade de conterem produtos que ofereçam riscos relativos à introdução destas doenças no país.

    “A esses parâmetros soma-se a avaliação prévia do risco sanitário associado a produtos agropecuários específicos. A partir daí, o Thor entra em ação e nos ajuda na identificação e apreensão destes produtos por meio do faro muito sensível”, disse o auditor-fiscal Angelo de Queiroz, coordenador da operação.

(Camila Boehm. “Aeroporto recebe ajuda de labrador para evitar entrada de peste suína”. http://agenciabrasil.ebc.com.br, 05.10.2018. Adaptado)

É correta a pontuação em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) O auditor-fiscal Angelo de Queiroz, foi quem deu informações sobre a operação. ? faltou uma vírgula para separar o aposto explicativo.

    B) O aliado dos agentes na operação é, o faro sensível de Thor. ? sujeito separado incorretamente de seu verbo através da vírgula, na ordem direta: o faro sensível de Thor é o aliado dos agentes na operação.

    C) A peste suína africana não é transmissível ao ser humano; a porcos, sim. ? correto, ponto e vírgula separando oração coordenada assindética e logo após marcando a zeugma do verbo "é".

    D) Com receio de nova contaminação; o Brasil está tomando medidas nos aeroportos. ? o correto seria o uso da vírgula, o ponto e vírgula marca uma pausa maior do que a necessária e não cabe nessa situação.

    E) É incontestável que, a China consome mais carne de porco que o Brasil. ? o quê é incontestável? ISSO, a vírgula desmembra a oração subordinada substantiva subjetiva.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito C

    (A) O auditor-fiscal, Angelo de Queiroz, foi quem deu informações sobre a operação. "Angelo de Queiroz" precisa ser intercalado entre virgulas marcando um aposto explicativo.

    (B) O aliado dos agentes na operação é, o faro sensível de Thor. Separou sujeito "o faro sensível de Thor" do verbo "é".

    (C) A peste suína africana não é transmissível ao ser humano; a porcos, sim. Gabarito

    (D) Com receio de nova contaminação; o Brasil está tomando medidas nos aeroportos. O uso correto é a virgula ",".

    (E) É incontestável que, a China consome mais carne de porco que o Brasil. ISSO é incontestável. Não se recomenda o uso da vírgula entre as orações subordinadas substantivas e a oração principal.

  • É correta a pontuação em:

    (A) O auditor-fiscal Angelo de Queiroz, foi quem deu informações sobre a operação. ERRADA ( Não devemos separar sujeito do verbo)

    (B) O aliado dos agentes na operação é, o faro sensível de Thor. ERRADA ( Vírgula completamente indevida)

    (C) A peste suína africana não é transmissível ao ser humano; a porcos, sim. CORRETA ( O ponto e vírgula está substituindo uma conjunção adversativa ( mas, porém e etc), e a vírgula está separando um advérbio de afirmação ( sim, certamente, realmente e etc )

    (D) Com receio de nova contaminação; o Brasil está tomando medidas nos aeroportos. ERRADA ( Ponto e vírgula usado indevidamente)

    (E) É incontestável que, a China consome mais carne de porco que o Brasil. ERRADA ( Vírgula completamente indevida)

    GAB. C

  • Tudo bem que o examinador perguntou acerca da pontuação, mas não seria "aos porcos"? *pensativo aqui*

  • Virgula proibida:

    Entre o verbo e o sujeito

    Entre o verbo e o complemento verbal (objeto direto ou indireto)

    Entre os objetos (objeto direto e objeto indireto)

    Entre o nome e o adjunto adnominal

    Entre o nome e o complemento nominal