SóProvas


ID
3159457
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Campo Limpo Paulista - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase escrita em conformidade com a norma-padrão de concordância é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Quando buscavam uma maneira de chegar a escolhas que agradasse o ouvinte, o Spotify desenvolveu um sistema de algoritmos sofisticado. ? quem buscava? Ele/spotify, logo, o correto é "buscava".

    B) O emprego de algoritmos para determinar o gosto do usuário de serviços de transferência de dados estão se generalizando para agradá-los. ? o quê está se generalizando? O emprego de algoritmo (sujeito simples com núcleo no singular, logo, verbo deve ficar no singular: está).

    C) Estabelecer parâmetros de utilização dos algoritmos vêm se tornando, nos últimos anos, uma das preocupações centrais de ativistas e governantes. ? o quê vem se tornando? Toda a oração em destaque, sujeito oracional, concordância é feita no singular (ISSO vem se tornando).

    D) Já se desenvolve programações inteiras baseadas nas interpretações das informações dos usuários de certos serviços de transmissão de dados via internet. ? voz passiva sintética com sujeito paciente no plural, o verbo deve ficar no plural (desenvolvem-se programações inteiras/ programações inteiras são desenvolvidas).

    E) O algoritmo do Spotify, assim como a fórmula caótica que os ouvintes inventaram durante os anos em que formaram seu gosto musical, não é confiável. ? correto, intercalação entre o sujeito e o verbo para tentar confundir, porém, a concordância está perfeita e é feita com o núcleo singular do sujeito "algoritmo".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito E

    (A) Quando buscavam uma maneira de chegar a escolhas que agradasseM o ouvinte, o Spotify desenvolveu um sistema de algoritmos sofisticado. "que (escolhas) agradassem o ouvinte", pois o "que" retoma escolhas.

    (B) O emprego de algoritmos para determinar o gosto do usuário de serviços de transferência de dados ESTÁ se generalizando para agradá-los. O emprego de algoritmos está (singular) generalizando.

    (C) Estabelecer parâmetros de utilização dos algoritmos VEM se tornando, nos últimos anos, uma das preocupações centrais de ativistas e governantes. Temos um sujeito oracional ("Estabelecer parâmetros de utilização dos algoritmos"), portando o verbo deve ficar na 3o Pessoa do singular (vem)

    (D) Já se desenvolveM programações inteiras baseadas nas interpretações das informações dos usuários de certos serviços de transmissão de dados via internet. 

    (E) O algoritmo do Spotify, assim como a fórmula caótica que os ouvintes inventaram durante os anos em que formaram seu gosto musical, não é confiável. "O algoritmo do Spotify não é confiável" Correto.

  • Caros, fiquei com algumas dúvidas sobre a regência em algumas frases. Começando pela alternativa correta:

    E) O algoritmo do Spotify, assim como a fórmula caótica que os ouvintes inventaram durante os anos em que formaram seu gosto musical, não é confiável.

    A preposição "EM" foi requerida por qual palavra? O verbo formar não é transitivo direto?

    A) Quando buscavam uma maneira de chegar a escolhas que agradasse Ao ouvinte, o Spotify desenvolveu um sistema de algoritmos sofisticado.

    Além dos erros já mencionados pelos colegas, a alternativa A também estaria errada divido a regência do verbo agradar? O correto não seria agradassem AO ouvinte?

    Alguém comenta?

  • Verbos no particípio fica no singular.

    ex: Correr e pedalar contribui com uma boa qualidade de vida.

    É preciso ter disciplina pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • Pra mim a E) estaria errada porque deveria ser "não são confiáveis". Fui tapeado