-
GABARITO: LETRA C
A) Você pode fazer transações on-line, mas faça elas em sites autorizados. ? faça alguma coisa (pronome pessoal do caso reto uso incorretamente como um complemento verbal, o correto é "mas as faça").
B) Amigos disseram que é para mim me afastar de notícias falsas. ? incorreto "mim" usado como sujeito, o correto é o uso do pronome "eu" (eu me afastar).
C) Existem riscos na internet; e o aumento ao acesso à rede os eleva. ? correto, pronome oblíquo substituindo o termo "riscos na internet" e com função sintática de objeto direto (eleva alguma coisa).
D) O cibercriminoso age para invadir a privacidade das pessoas, deixando-lhes vulneráveis. ? deixando alguém (as pessoas, o "lhes" está sendo usado incorretamente como um objeto direto, o correto é: deixando-as).
E) O sujeito cria uma notícia falsa e divulga ela na rede como se fosse verdade! ? mesmo motivo da letra "a", o correto é: divulga-a.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Galera, nesse caso o ''mim'' está desempenhando função de sujeito, logo, usa-se pronome do caso reto.
na D, o deixando-lhes está incorreto pois temos uma forma direta, e quando se tem uma forma direita, usa-se O/A
Veja, forma direta, pois não necessita de preposição.
-
Gabarito: C
Complementando
→ Os pronomes pessoais retos, nunca aparecem redigidos por uma preposição. Devendo empregar os pronomes oblíquos tônicos.
-
achei que fosse aumento do acesso e não aumento ao acasso
-
A Você pode fazer transações on-line, mas faça elas em sites autorizados. Pronomes do Caso Reto possuem uma função sintática presa, que é a função de sujeito, os Pronomes do Caso Oblíquo são usados como complemento ou adjunto.
Você pode fazer transações on-line, mas faça-as / as faça em sites autorizados
B Amigos disseram que é para mim me afastar de notícias falsas. Uso incorreto da Uniformidade de Tratamento.
Amigos disseram que é para eu me afastar de notícias falsas.
C Existem riscos na internet; e o aumento ao acesso à rede os eleva. Observe que o termo destacado não é introduzido por preposição, logo o emprego do pronome os esta correto.
D O cibercriminoso age para invadir a privacidade das pessoas, deixando-lhes vulneráveis. O a que esta no termo destacado não é uma preposição e sim um artigo, logo o emprego esta incorreto.
O cibercriminoso age para invadir a privacidade das pessoas, deixando-as / as deixando vulneráveis.
E O sujeito cria uma notícia falsa e divulga ela na rede como se fosse verdade! Pronomes de Caso Reto possuem uma função sintática presa, que é a função de sujeito, os Pronomes do Caso Oblíquo são usados como complemento ou adjunto.
O sujeito cria uma notícia falsa e divulga-a / a divulga na rede como se fosse verdade!