SóProvas


ID
316252
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, concisão e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades são respeitadas no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • O Rodrigo deve ser nordestino, porque não notou o "avexado"; isso é regionalismo (não apropriado para redações oficiais)
  • Na letra C, tem um erro que passou despercebido. Em questões como estas, olhem se o verbo concorda com o sujeito.

    O critério metodológico (...) estão ESTÁ sendo preparados PREPARADO (...)
  • ÒTIMA EXPLICAÇÃO RODRIGO :)

    VALEU!

    BONS ESTUDOS.
  • a) sinto-me, minha (pessoalidade), avexado (regionalismo), por que (porque), as vítimas (às vítimas)

    b) destinada (destinados- refere-se aos membros), apurou (apuraram)

    c) estão (está- refere-se a critério)

    e) erros de coesão e coerência
  • Nordestinos tem mesmo a mania de falar certos jargões, eu como nordestina reconheço isso,  mas fala assim como qualquer pessoa de outro estado. Pois todos os estados tem seus regionalismos. Mas dá pra fazer bem a distinção do regionalismo, caso se leia o texto com atenção, coisa que o cara colega gaúcho não o fez.
  • a) Como Deputado da Bancada Estadual, sinto-me avexado por que porque não estou podendo atender com mais prontidão e benefícios as vítimas dessa implacável seca, que teve motivos alheios à minha vontade para não conseguir isso.

    b) Membros da Comissão Técnica destinada a averiguar a distribuição de favores em troca de votos,apurou apuraram que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele poderia estar sendo investigado por desvio de verbas. Erros gramaticais.

    c) O critério metodológico de escolha dos participantes das equipes de atendimento à a vítimas de desastres naturais estão sendo preparados, tendo em vista que é importante observar a correspondência entre tais desastres e o atingimento de pessoas nessa situação.


    e) O Instituto Benefício para Todos deverá estar sendo será convidado para fazer parte de uma campanha destinada a angariar donativos, que os quais se espera sejam suficientes para atender a todos os desabrigados da enchente;, conforme estipulado pela Coordenadoria, que foi considerada de relevante interesse social.

    Ausência de impessoalidade e erros gramaticais.

    • d) Este setor do Governo Estadual, responsável pelo atendimento a vítimas de desastres naturais, elaborou um plano geral de assistência a ser encaminhado às entidades que colaboram nesse atendimento, para a adequada efetivação dos trabalhos nas ocasiões de calamidade pública.

    Marquei corretamente a letra D, não obstante, tenho dúvidas se a última vírgula não atrapalharia a clareza da informação. Gostaria que comentassem o exposto. Obrigado.
  • Caro Rogério Barcellos,

    Também fiquei um pouco intrigada com o uso dessa vírgula, todavia percebi que se trata de uma inversão sintática, de modo que esta foi a leitura que fiz:

    • Para a adequada efetivação dos trabalhos nas ocasiões de calamidade pública este setor do Governo Estadual, responsável pelo atendimento a vítimas de desastres naturais, elaborou um plano geral de assistência a ser encaminhado às entidades que colaboram nesse atendimento.

    Assim o emprego da vírgula está correto, uma vez que nesses casos a mesma é de uso facultativo.

    Se estiver equivocada, por favor me corrijam!
  • Por se tratar de Redação Oficial, o texto deve respeitar as normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República. 

    A letra A está incorreta porque o autor apresenta opinião sobre o assunto, o que contraria a regra da impessoalidade. A letra B está incorreta porque há falta de concordância entre o sujeito e o verbo (o verbo "apurou" deveria estar no plural, para concordar com o núcleo do sujeito "Membros"). Além disso, falta vírgula antes de "destinada". A letra C é da mesma ordem, porém o verbo está agora no plural e o sujeito no singular. O texto da letra E não está claro, tendo um grande erro na locução verbal, que une futuro com gerúndio com particípio ("deverá estar sendo").


    Desta forma, a alternativa correta é a letra D. 

  • Regionalismo + crase


    Deus no comando sempre!

  • Letra D.

    Vamos aos itens que não respeitam os princípios da Redação Oficial.

    a) Errada. Falta impessoalidade.

    b) Errada. Falha na pontuação (o que gera problemas à clareza).

    c) Errada. Falta clareza e correção gramatical.

    e) Errada. Falta objetividade e clareza (por pontuação).

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre