-
Questão que versa sobre o assuntos dos "enclosures" ou "cercamentos" que ocorreu na Inglaterra. Recomendo estudarem sobre . Irei deixar um resumo sobre esse fato,depois do comentário do site Nacional Online:
O trecho do livro do historiador britânico Eric Hobsbawm destaca o turbulento contexto social da Inglaterra no século XIX, marcado pela eclosão de diversas revoltas populares contra a pauperização (empobrecimento) das camadas trabalhadoras. Apesar da intensificação da industrialização que a Inglaterra sofria naquele momento e suas repercussões específicas (como a precariedade das relações de trabalho no espaço fabril), o enunciado faz referência a um processo socioespacial que atingiu duramente os trabalhadores: o impacto dos cercamentos (enclosures) dos campos, que expropriou as terras comunais desde o final do período medieval, ampliando a concentração fundiária e agravando as condições de vida das camadas mais pobres da sociedade inglesa.
Resumo:
A partir do século XVIII a Inglaterra já havia se tornado uma grande potência marítima e com uma Burguesia muito poderosa, que necessitava de matéria prima para abastecer suas principais manufaturas; as têxteis. A terras inglesas, antes pertencentes a nobreza e com vários grandes lotes de fazendas e bosques que tinham uso comum, ou seja, as terras comunais, mas pertenciam aos nobres. Estes passaram a expulsar os camponeses das terras e cercá-las para a criação de ovelhas para a produção de lã. Neste processo de cercamentos a terra passou a ser arrendada ou vendida à burguesia. Com a expulsão dos camponeses, eles passaram a procurar ocupação nas cidades, então o enorme êxodo rural promovido pelos cercamentos provocou também uma grande explosão urbana, que forneceu mão de obra barata para a indústria que estava se desenvolvendo aos poucos.
-
-
É uma questão muito sútil! Depende de uma vida de boas leituras e um bom português por parte do estudante. Notas sobre ela: quando fala sobre espaço socioespacial já podemos pensar em espaço físico de algo. O que as alternativas têm para nos oferecer sobre isso? Na letra A temos algo: "propriedade privada.", na letra B tbm temos algo: "terras comunais.". Nas demais alternativas não é mencionado nada socioespacial! De um lado agora: privado x terras comunais. Com o conhecimento prévio sobre o assunto ou até mesmo indo pela questão lógica sobre o modo de viver de um campones (principalmente na época) o estudante pode desclassificar essa letra A que fala sobre algo privado. Estamos falando de trabalhadores. De pobreza. Cê acha que eles tinham propriedades privadas? Não! Logo o que essa opção B pode nos oferecer?? "comunais" nos remete ao que é comum, Coletivo... BINGO! Os camponeses viviam nessa coletividade e foram expulsos... Como o Leandro falou: "eles passaram a procurar ocupação nas cidades". ALTERNATIVA CORRETA: LETRA B!
-
Letra B
No inicio do século XIX temos o avanço da segunda Revolução Industrial, logo, o espaço urbano foi engolindo a área rural.
-
A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas. A lã era, junto com o carvão e o ferro, um dos pilares da expansão comercial inglesa.
Os servos transformam–se em uma nova classe, o proletariado. É porém importante ressaltar, que os servos não apenas migraram para as zonas urbanas, frente a lei dos cercamentos mas também para as colônias inglesas na América. É porém importante ressaltar, que os servos não apenas migraram para as zonas urbanas, frente a lei dos cercamentos mas também para as colônias inglesas na América.
-
Acertei a questão, sei sobre o cercamento de terras na Inglaterra. Agora queria uma explicação sobre o teor do termo: terras comunais. Alguém? Comunais vem de comunidades. Existiam comunidades coletivas de produção para subsistência?
-
Acertei a questão, sei sobre o cercamento de terras na Inglaterra. Agora queria uma explicação sobre o teor do termo: terras comunais. Alguém? Comunais vem de comunidades. Existiam comunidades coletivas de produção para subsistência?
-
Acredito que a questão falhou com a data, já que a prática de expropriação de terras comunais se deu com a dinastia Stuart e Jaime I (1603-1625), século XVII.
-
Quando vi essa questão no dia da prova eu não sabia e fui por eliminação, o que me restou foi A e B e pra ser sincero essa questão é bem difícil de resolver sem um conhecimento prévio, eu não sabia nada sobre!! mas fui por lógica na B e acertei, quando vi a resolução da questão eu percebi que o que eu estava pensando no dia da prova não tinha nada a ver com o que a questão tratava.
Bons estudos pessoal!
-
Letra B
O processo de cercamento das terras comunais, isto é, de uso coletivo dos camponeses ingleses, teve inicio no século XVI, mas se prolongou até princípios do século XIX, contribuindo para agravar a miséria do campesinato. Nesse contexto, cujo grande pano de fundo é a revolução industrial, a fome, representada pela carência de batatas - um alimento popular - assumiu um aspecto particularmente dramático, conforme explicitado no texto.
-
Retirar ou excluir alguém da posse de uma propriedade por meios judiciais: o governo vai expropriar fazendas.
Expropriar é sinônimo de: , , , ,
Comunais é o plural de comunal. O mesmo que: comuns.
-
Devido a Revolução Industrial do século XIX, que foi investido muito na indústria têxtil e era necessário terras para criação de ovelhas e plantação de algodão, ocasionou a expulsão de pequenos proprietários de suas terras (terras comunais-comuns). Logo, alternativa B
-
expropriar= ato de excluir ou retirar alguém da posse de uma terra (ex-propriedade/expropriar)
estatização fundiária= colocar as terras na mão do Estado= torna-las públicas (mais atual)
terras comunais= terras comuns= onde os pequenos proprietários podiam, "livremente", produzir, plantar, colher, etc. (origem feudal)
-
Famosa Política de Cercamentos, período de Revolução Industrial.