SóProvas


ID
3165085
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).


Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em

Alternativas
Comentários
  • Um dos elementos constituintes da formação e consolidação do cristianismo foi o processo de absorção e cristianização de elementos estrangeiros ao cristianismo, processo esse denominado de Sincretismo Religioso. (Nacional Online)

    Após a reforma protestante a igreja católica ameaçada pelo surgimento de novas religiões cristãs adotou uma série de práticas para se fortalecer. Uma delas foi a apropriação de cerimônias seculares, como as celebrações em torno do fogo. Associando-a a doutrina cristã, a igreja buscava se aproximar dos fiéis.  (Descomplica)

    Alternativa C

  • a) Ecumenismo é o processo de busca unitário. O termo ecumênico emprega-se para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões.

    b) Não há orientação bíblica fomentando "celebrações em torno do fogo".

    c) Secular: Cuja existência subsiste há muitos séculos: civilização secular. Que possui muito tempo; caráter daquilo que é muito antigo: cultura secular. Que não diz respeito aos dogmas da igreja: Estado secular. ---> "Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento, a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã." (ou seja, a igreja se apropriou de uma cerimônia secular)

    d) Não há apóstolo ensinando sobre "celebrações em torno do fogo".

    e) Fundamentalismo é o termo usado para se referir à crença na interpretação literal dos livros sagrados.

  • Letra C

    A igreja teve que se apropriar da cultura popular e incorporar a isso elementos religiosos, para poder se fortalecer.

  • No inicio a posição da Igreja em relações as práticas culturais foi de repressão, contudo, com o advento das reformas religiosas e o consequente Concílio de Trento, a Igreja teve que voltar atrás e aceitar essas práticas para se fortalecer.

    LETRA C

  • Letra C

    Nos primeiros séculos da idade média, a conversão dos pagãos à religião crista exigiu que a igreja fizesse certas concessões. Algumas delas implicaram a apropriação de celebrações não apenas "seculares", mas de raiz pagã, as quais foram adaptadas à liturgia cristã.

  • Devido as reformas religiosas ( Lutero, Calvino ), a igreja começa a perder muitos fieis e ai é criada a Contra reforma, que foi uma resposta católica a reforma protestante.

    Foi criado o Concílio de Trento justamente para discutir como reverter esse cenário e como parar de perder fieis e voltar a conquistar a fieis então a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

    Importante lembrar que foi criada a companhia de Jesus ( Jesuitas ) e uma boa parte deles estavam nas americas para conquistar fieis

  • resolveu adotar -> Algo que não é seu ? Então é apropriar.

  • O que matava a questão era o trecho do inicio, pois, "O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética", festa sincrética quer dizer que são festas de outras culturas, muitas vezes, religiões seculares e consideradas pagãs.

    "A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã." E foi no concilio de treto que se tem a apropriação dessas práticas seculares.

    Logo, GABARITO C:

    apropriação de cerimônias seculares.

    ressignificação de rituais fundamentalistas. O erro está em fundamentalista, pois esse termo quer dizer radical, o que não tem nada haver já que temos uma apropriação de valores pagãs e não uma preservação dos valores cristãos.

  • A Igreja Católica foi ameaçada pelo surgimento de novas Igrejas Cristãs, tal como a Igreja Protestante, então ela resolveu adotar práticas seculares(não faz parte do dogma da igreja) para se fortalecer. As celebrações em torno do fogo é um exemplo disso. Portanto , Letra C