SóProvas


ID
3165103
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.


Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

Alternativas
Comentários
  • acredito que quem errou a questão não soube compreender direito. Resumidamente, ela perguntava qual era o requisito que o cidadão tinha para a participação política

    obviamente era o controle da terra, assim como a Grecia, o Egito Antigo e outros locais da antiguidade, inclusive no Brasil pós colonial, utilizavam desse conceito para definição de poder político.

  • A formação das cidades-estado foi caracterizada principalmente pelo fim da comunidade gentílica, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis que eram comandadas por uma aristocracia proprietária de terras que detinham o poder político. É nesse sentido que um dos critérios de cidadania é justamente o controle de terras. (nacional Online)

    Alternativa A

  • Para ser considerado cidadão em uma cidade-estado da Antiguidade Clássica, eram requisitos: ser proprietário de terras, não ser escravo, ser homem, não ser estrangeiro, não ser comerciante

  • Letra A

    Na antiguidade clássica, para votar, era geralmente preciso ser rico e era considerado rico quem tinha muitas terras.

    -Quem tinha o controle de terras, basicamente tinha mais direitos políticos e sociais na maioria das sociedades da antiguidade.

  • Na Antiguidade, aqueles mais ricos tinham o direito de participar efetivamente da política. Naquela época, a riqueza estava associada a quem possuía mais terras.

  • Se tem uma coisa que nunca mudou foi o fato de a "Terra" significar poder.

  • A questão trabalha a questão dé quem tem pleno direitos

    Na democracia todos tem direitos

    Nas oligarquias e aristocracia apenas tem plenos direitos quem controla a terra é nisso o foco da pergunta descobrir o que faz ter mais ou menos pessoas com plenos direitos nos diferentes regimes políticos.

  • Gabarito: A

    Não basta ser homem livre e naturalmente grego! É preciso ter controle de terra, funcionário não vota, caseiro não vota, comerciante não vota!

  • Questão fácil que exige um conhecimento básico de uma das principais características para participar ativamente da política: posse de terras. Essa era uma característica principal para conseguir ter o direito ao voto.

  • Letra A

    Como a questão não contempla as diferenças entre as cidades oligárquicas e as democráticas da Grécia Antiga, pode-se atribuir ao controle da terra o exercício do poder politico. Esta relação. que em Esparta foi permanente, prevaleceu em Atenas durante o regime monárquico, tanto sob a legislação de Drácon como na de Sólon (ainda que este legislador tenha equiparado a riqueza móvel/ouro aos bens imóveis/terra).

  • Nas oligarquias e aristocracias o voto é censitário!!!!

    Isto é, para votar você precisa ter renda, ter terra (principal expressão de riqueza na antiguidade, já que a terra é o meio de produção dessas riquezas).

  • Não entendi a pergunta kkkkkkk