SóProvas


ID
3166294
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em se tratando de brucelose, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Bom dia pessoal.

    A correta é a C

    A B não é a certa porque a Brucella melitensis não foi isolada em vacas.mas sim de caprinos.ovinos e camelídeos.

    A Brucella abortus é a que causa a Brucelose Bovina

  • Fiquei em dúvida entre a B e a C, e acabei marcando a C mesmo sabendo que Brucella mais patogênica para o homem é a B. melitensis, mas tinha dúvida em relação ao tempo de sobrevivência da bactéria no alimento, e realmente a Brucella não resiste muito tempo ao baixo pH dos alimentos ácidos como os leites acidificados e manteigas ácidas.

    A B. abortus infecta PRIMARIAMENTE bovinos e bubalinos, assim como a B. melitesnis infecta PRIMARIAMENTE caprinos e ovinos, MAS pode infectar outras espécies, pois as brucelas não são hospedeiro-específicas e sob determinadas condições podem transmitir-se a outras espécies animais.

    Portanto o gabarito está correto, letra B.

  • Bom dia!!

    A resposta certa é a letra B mesmo.. a afirmativa toda está correta! E justificando a afirmação equivocada do Caio, a Brucella melitensis tem seu hospedeiro preferencial mas ela também infecta bovinos e bubalinos.

    A letra C está incorreta: O sintoma principal em todas as espécies é o aborto ou a expulsão do feto - isso está errado, pois, problemas reprodutivos não estão associados em todas as espécies, um exemplo é a brucelose equina. A principal espécie que afeta bovinos é a B. abortus e a infecção heteróloga nesses animais não é transitória, acarretando grande perigo à saúde pública devido aos bovinos excretarem as Brucellas mais patógenas ao homem - A brucella mais patogênica pro homem é a B. melitensis.

  • A infecção em humanos pode gerar febre continua, intermitente ou irregular, suores noturnos, fadiga, debilidade, anorexia, perda de peso, cefaleia, artralgia, estado depressível e perda de peso. Complicações osteo-articulares podem estar presentes (20 a 60% dos pacientes). Orquite e epididimite têm sido relatados e, também, pode ocorrer endocardite bacteriana.