SóProvas


ID
3166744
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A assessoria de imprensa tem ampliado o campo de atuação,  os  produtos  e  as  dinâmicas  de  trabalho.  Quanto  a  essa  atividade, julgue o item.

O  papel  do  assessor  de  imprensa  desenvolveu‐se,  no Brasil, vinculado à área da administração,  na  figura  de um  gestor  dos  fluxos  internos  de  comunicação  e recursos disponíveis, o que perdurou até os anos 1970. 

Alternativas
Comentários
  • A preocupação em sistematizar a divulgação surgiu no Brasil ainda em 1909, quando o Presidente Nilo Peçanha, ao organizar a estrutura do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, criou a Secção de Publicações e Bibliotheca para integrar os serviços de atendimento, publicação, informação e propaganda (DUARTE, 2003).

    A tal Secção já tinha a função de distribuir informações por meio de notas ou notícias fornecidas à imprensa ou pelo Boletim do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Eis aí o embrião da assessoria de imprensa no país.

    O departamento foi passando por transformações até que em 1915 ganha o status de Serviço de Informações, cujas atribuições são: “divulgar, pela imprensa, em notas concisas, mas completas, informações (…) que possam influir para o desenvolvimento da produção nacional”. Evidentemente que as notas sobre o Ministério só poderiam ser divulgadas após a devida aprovação do Ministro.

    Paralelamente a isso, na esfera empresarial, em 1914, a empresa canadense de eletricidade The São Paulo Tramway Light and Pwer Company Limited, hoje Eletricidade de São Paulo S.A. (eletropaulo), criou um departamento de relações públicas, comandado por Eduardo Pinheiro, que pode ser considerado patrono da profissão no país (KUNSCH, 1997).

  • O papel do assessor de imprensa desenvolveu‐se, no Brasil, vinculado à área da administração, na figura de um gestor dos fluxos internos de comunicação e recursos disponíveis, o que perdurou até os anos 1970.

    ERRADO. O assessor de imprensa nunca esteve vinculada à área de Adm. Não sei de onde o examinador tirou isso. Já ouvi falar que o assessor, no começo, estava ligado à área de RH e RP. Além disso, o papel do assessor não se desenvolveu até os anos 70, pelo contrário, foi a partir da década de 70, mais precisamente na de 80, que a área começou a desenvolver-se cada vez mais no Brasil.

    Fonte: Jorge Duarte

  • Gabarito: errado.

    Ao ler a afirmação parece que o papel do assessor durou só até 1970. Ao menos numa leitura rápida. O que não é verdade, pois foi a partir do final de 1970, início dos anos 80 em diante, no Brasil, que a comunicação foi ganhando mais força, até mesmo pelo fim da Ditadura Militar.

    Outro ponto errado - não achei nada comprovando a ligação da assessoria à Administração de Empresas. Departamentos de comunicação e Assessoria de Imprensa foram inseridos nas empresas (especialmente nas grandes empresas), só que isso não é um vínculo com Adm.

    Boa sorte e bons estudos.