Cada norma de descrição possui um grupo de requisitos que devem constar em todos os elementos de descrição. A NOBRADE, por exemplo, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, possui os seguintes requisitos obrigatórios:
Código de Referência
Condições de Acesso
Data(s)
Dimensão e Suporte
Nome(s) do(s) produtor(es)
Nível de descrição
Título
O título aparece entre os requisitos da NOBRADE. Na ISAAR(CPF), que é a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas,
Pessoas e Famílias, esse elemento não é essencial.
O enunciado da questão trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e privados, portanto, o examinador deve ter considerado que a questão referia-se somente à NOBRADE, e não às normas, de uma forma geral. Nesse caso, o título aparece e a afirmação tona-se correta.
Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Conselho Internacional de Arquivos ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Gabarito do Professor: CERTO.