SóProvas


ID
3167866
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as proposições no que tange aos padrões de medição de ruído segundo a Norma Regulamentadora n o 15.

I. Para a medição de ruído de impacto, deverá ser utilizado um medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e no circuito de resposta para impacto.

II. Para a medição de ruído contínuo ou intermitente, deverá ser utilizado medidor de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e no circuito de resposta lenta (SLOW), e com limite de tolerância de 115 dB(A).

III. Para medição de ruído de impacto, pode ser utilizado opcionalmente um instrumento de medição com nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A", desde que o circuito seja de resposta rápida (FAST).

IV. O ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) minuto.

V. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores sem proteção adequada a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB (Linear), medidos no circuito de resposta para impacto, oferecerão risco grave e iminente.

Estão CORRETAS, apenas

Alternativas
Comentários
  • Deveria ser anulada!

    Muito mal regidida. Acerca do item II, não existe um limite de tolerância único para ruído de contínuo ou interminente, e sim limites de acordo com o tempo de exposição, o fragmento expõe dizendo que tal é 115 dB, sendo que este valor é o LT para uma exposição por 7 minutos.

  • GABARITO B. I, II e V.

    Alternativas e suas correções:

    I) 2. Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto

    II) 2. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. - Conforme o Anexo Nº 1 - LT 115dB (7 minutos)

    III) 3. Em caso de não se dispor de medidor do nível de pressão sonora com circuito de resposta para impacto, será válida a leitura feita no circuito de resposta rápida (FAST) e circuito de compensação "C". Neste caso, o limite de tolerância será de 120 dB(C).

    IV) 1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.

    V) 4. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente.