SóProvas


ID
3173086
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Concepção de desenvolvimento que parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento, dado que o indivíduo já nasce com padrões de comportamento. O aparecimento de cada nova capacidade depende de um processo de maturação do sistema nervoso. Bastam condições ambientais minimamente razoáveis para que esse desenvolvimento ocorra. As ideias dessa concepção serviram de base para a formulação de algumas teorias pedagógicas, influenciando muitas das práticas educativas, em especial de crianças pequenas. Para elas, foi criado o “Jardim de infância”, um lugar onde as crianças, pequenas sementes, seriam cuidadas pelos adultos, jardineiros responsáveis por fazer brotar as características individuais das mesmas. A ênfase na hereditariedade fez com que muitos professores pensassem que, diante de cada criança, não há o que fazer.
(Oliveira et alii, 2011, Creche: crianças, faz de conta e cia. Adaptado)

O texto trata da concepção de desenvolvimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado!! O correto é a letra E

  • Gabarito errado

    Inatismo: o indivíduo aprende em decorrência dos fatores biológicos. De acordo com essa abordagem o ambiente exercerá pouco ou nenhuma influência sobre o seu desenvolvimento. (Hereditariedade do sujeito)

    A escola pouco ou nada influencia a pessoa.

  • Vejam com esse QCONCURSO esta sem noção!

    Em 11/12/20 às 08:13, você respondeu a opção E.

    Você acertou!

    Em 17/11/20 às 07:00, você respondeu a opção E.

    Você errou!

    Em 06/11/20 às 08:25, você respondeu a opção E.

    Você errou!

  • Eu apertei em Inatista (letra E) e deu certo.

  • GABARITO LETRA E

    Inatismo: parte do pressuposto de que os eventos ocorridos após o nascimento não são relevantes para o desenvolvimento. Este seria influenciado apenas pelas qualidades e capacidades básicas do ser humano, praticamente prontas, desde o nascimento. Ainda presente nas escolas nos dias atuais, essa concepção se expressa muitas vezes na fala de educadores, ao verem alguns alunos como incapazes de aprender, por serem filhos de analfabetos ou de pessoas marginalizadas. Neste sentido, acreditam que essas crianças não têm como mudar, pois suas dificuldades foram herdadas geneticamente.

    fonte: Psicologia do Desenvolvimento

    Alessandra Silva Xavier Ana Ignez Belém Lima Nunes

    4ª Edição Revisada e ampliada Fortaleza – Ceará. 2015