-
Errado
A dimensão subjetiva, por sua vez, representa os conteúdos tácitos introjetados e partilhados pelos indivíduos como valores, visões de mundo, significados e interpretações. Essas facetas da cultura organizacional encontram sustentação na perspectiva da cultura corporativa, na qual as organizações são concebidas como produtoras de artefatos ou elementos culturais que regulam e adaptam pessoas e organizações (SILVA; ZANELLI, 2004).
-
Às vezes é tão difícil diferencial clima de cultura... Alguém tem uma boa dica?
-
Shein - "cultura passa a existir quando não é mais necessário pensar sobre, racionalmente", ou seja, os valores estão internalizados, naturalmente, aculturados, ambientados.
Elementos da cultura - histórias, ritos, mitos, rituais, linguagem e crenças. Observe que são todas palavas que remetem a VALORES constuídos com o tempo = muda lentamente
Cultura (segundo o livro: Comportamento Organizacional - Robbins) "é um sistema compartilhado de significados de de uma organização, que a distingue da outra" São as características mais valorizadas por uma organização. Os fundadores de uma empresa são os tradicionais responsáveis pelo impacto sobre o estabelecimento da cultura inicial (isso significa que a cultura é mutável, porém processualmente, assim como a cultura na sociedade)
Elementos do Clima - Reação, expectativa. As palavras remetem a construções voláteis, flexíveis e mutáveis = muda rapidamente.
-
Apareceu "crenças e/ou valores" é cultura!
-
Eu costumo usar o seguinte macete:
Cultura: crenças e valores, algo já instalado, difícil mudar o que já está instalado, empregado.
Clima: diz respeito à reação ou percepção dos funcionários a essa cultura já instalada. O que eles estão achando da cultura, como estão reagindo. Diz respeito à reação.
-
Complementando...
Apareceu crenças e valores: cultura organizacional
Apareceu percepções: clima organizacional
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.