-
De acordo com Tavares (2000), “A entrevista clínica é um conjunto de processos de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas”.
-
Durante uma entrevista quando o psicólogo lida com terceiros envolvidos, é preciso estar ciente dos conflitos de interesse e das questões éticas envolvidas. E a delimitação temporal também é importante, tendo em vista que essa delimitação entre a visita inicial e processo terapêutico tem a função de explicitar as diferenças de objetivos dos dois procedimentos e dos papeis diferenciados do profissional nas duas situações.
a resposta é a alternativa " Certo"
Fonte: http://psicologiaclinicaemfoco.blogspot.com.br/2011/03/entrevista-clinica.html
-
Segundo Tavares (2000), "no processo de entrevista, não há um contrato de continuidade como em um processo terapêutico, embora, frequentemente, a entrevista clínica resulte em um contrato terapêutico. A delimitação temporal tem a função de explicitar as diferenças de objetivos e dos papéis diferenciados do profissional nos dois procedimentos."
In: Psicodiagnóstico V
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: Certo
-
Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas. Convém agora examinar os elementos dessa definição.
PSICODIAGNÓSTICO V