SóProvas


ID
3181741
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A aplicação do marketing em bibliotecas é cada vez mais importante. Qual das seguintes sentenças corrobora a importância do marketing em unidades de informação?

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre a A e a D. Acredito que a A esteja errada porque o marketing não se reduz a aumentar o número de empréstimos, mas certamente visa atender a multiplicidade e diversidade das necessidades de informação, como afirma a D.

  • Questão confusa. É preciso ter imaginação para interpretar e completar esse gabarito.

  • → O termo marketing é muito usado por profissionais de todas as áreas do conhecimento [...] marketing não é, nem significa simplesmente vender, tampouco se limita apenas à divulgação ou a propaganda. Suas ações começam com produtos e serviços, começam com o cliente. Marketing é bom senso aplicado a provisão se de produtos e serviços aos clientes, a partir da identificação das necessidades desses clientes e do planejamento das atividades a serem desenvolvidas, que resultarão em nos produtos e serviços para atendê-los [...] daí a relação inseparável entre marketing e planejamento. (AMARAL, 2007, p. 19). 

    AMARAL, Sueli Angélica do (org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007. 

  • O marketing indiretamente pode até aumentar o fluxo de circulação de matérias. Todavia não é seu objetivo.. De modo que ele promove - diversidade e multiplicidade - no acesso a informação.

    Como por exemplo(utilização) acesso a diversos formatos de documentos bem como o acesso através de beses e catálogos...

    Eu acho que e por aí.

  • A aplicação do marketing cada vez mais é uma tendência, devido às seguintes situações:

    • multiplicidade e diversidade das necessidades de informação;
    • aumento da explosão bibliográfica;
    • diminuição do ciclo de vida da informação (envelhecimento das informações);
    • evolução do comportamento do leitor, suas motivações, o meio social em que vive e a tecnologia a seu alcance. (p. 84)

    TEIXEIRA, M. do R. F.; ESTABEL, L. B. Marketing em bibliotecas. Disponível em: https://rfp.sesc.com.br/moodle/pluginfile.php/4615/mod_resource/content/1/Marketing%20de%20Bibliotecas.pdf