SóProvas


ID
3187141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rogério, servidor público, foi encaminhado pelo setor de recursos humanos ao serviço médico da instituição onde trabalha após seus colegas estranharem seu comportamento nas duas últimas semanas. Ao ser indagado pelo profissional competente, Rogério disse ter visto, em dada ocasião, seu chefe espioná-lo no trabalho e, nos últimos dias, afirma tê-lo visto do outro lado da rua de sua residência, sempre na hora que ele sai para trabalhar. Rogério afirma, ainda, ter feito uso de alguns medicamentos dos quais desconhece a composição e a nomenclatura.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.


Com a finalidade de verificar se Rogério apresenta diagnóstico de transtorno esquizofreniforme, é necessário acompanhá-lo pelo período de um a seis meses, incluindo as fases prodrômica, ativa e residual.

Alternativas
Comentários
  • Transtorno esquizofreniforme é um transtorno mental diagnosticado quando os sintomas da esquizofrenia estão presentes por uma parte significativa do tempo dentro de um período de um mês, mas os sinais de perturbação não estão presentes durante os seis meses completos necessários para o diagnóstico de esquizofrenia.

    Os sintomas de ambos os transtornos podem incluir delírios, alucinações, fala desorganizada, comportamento desorganizado ou catatônico e retraimento social. Embora o comprometimento no funcionamento social, ocupacional ou acadêmico seja necessário para o diagnóstico de esquizofrenia, no transtorno esquizofreniforme o nível de funcionamento de um indivíduo pode ou não ser afetado. Embora o início da esquizofrenia seja frequentemente gradual ao longo de vários meses ou anos, o início do transtorno esquizofreniforme pode ser relativamente rápido.

    fonte:

  • DSM-V

    295.40 TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME

    Os sintomas característicos do transtorno esquizofreniforme são idênticos aos da esquizofrenia. O transtorno esquizofreniforme se distingue por sua diferença na duração: a duração total da doença, incluindo as fases prodrômica, ativa e residual, é de pelo menos 1 mês, mas inferior a 6 meses.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: Certo